Usamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site, acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais. Ao usar o nosso site, você concorda com nossa política.

Aceitar Rejeitar

O tempo passa… A inversão de papeis

por Gigi em 9 de maio de 2018

”Ela depende de mim, antes eu dependia dela.”


“Eu sempre aprendi muito com ela.”


“Tudo que eu sou, devo a ela.”


 

O segundo domingo de maio é uma data especial escolhida para celebrar o dia das Mães. Muitos dos filhos aproveitam essa data para presentear e homenagear suas mães.

Mas não há melhor presente que cuidar e amar de quem dedicou tanto a nós, não é mesmo?

Mais cedo ou mais tarde, percebemos que, nossas mães envelhecem, e um dia nos damos conta de que não somos mais nós que precisamos dos cuidados delas, mas elas quem precisam da nossa dedicação.  Essa transição não é fácil, pois exige a inversão dos papeis.

Trocar de papel com a mãe, costuma ser muito comum quando os filhos chegam a idade adulta e os pais à velhice. A psicanalista Betty Milan cita em seu livro “A mãe eterna” que, a única maneira de cuidar do idoso é pela escuta, ainda que uma pessoa de idade possa ter a falta de crítica ou dizer coisas absurdas, aprende-se assim, a cuidar com amor.

Cuidar da mãe na terceira idade transmite um aprendizado para os filhos como, aprender a ter, em primeiro lugar, paciência e generosidade, pois assim como as nossas mães, precisamos abrir mão do nosso tempo, para cuidar de quem cuidou de nós. É o momento de retribuir todo o esforço e sacrifício.

Parabéns a todas as mães!




Foto por: donireewalker

Edição: Equipe SCAElife

 



Sobre o Autor

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.

Tags:



Leia mais: