”Ela depende de mim, antes eu dependia dela.”
“Eu sempre aprendi muito com ela.”
“Tudo que eu sou, devo a ela.”
O segundo domingo de maio é uma data especial escolhida para celebrar o dia das Mães. Muitos dos filhos aproveitam essa data para presentear e homenagear suas mães.
Mas não há melhor presente que cuidar e amar de quem dedicou tanto a nós, não é mesmo?
Mais cedo ou mais tarde, percebemos que, nossas mães envelhecem, e um dia nos damos conta de que não somos mais nós que precisamos dos cuidados delas, mas elas quem precisam da nossa dedicação. Essa transição não é fácil, pois exige a inversão dos papeis.
Trocar de papel com a mãe, costuma ser muito comum quando os filhos chegam a idade adulta e os pais à velhice. A psicanalista Betty Milan cita em seu livro “A mãe eterna” que, a única maneira de cuidar do idoso é pela escuta, ainda que uma pessoa de idade possa ter a falta de crítica ou dizer coisas absurdas, aprende-se assim, a cuidar com amor.
Cuidar da mãe na terceira idade transmite um aprendizado para os filhos como, aprender a ter, em primeiro lugar, paciência e generosidade, pois assim como as nossas mães, precisamos abrir mão do nosso tempo, para cuidar de quem cuidou de nós. É o momento de retribuir todo o esforço e sacrifício.
Parabéns a todas as mães!
Foto por:
donireewalker
Edição: Equipe SCAElife