Usamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site, acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais. Ao usar o nosso site, você concorda com nossa política.

Aceitar Rejeitar

Viver bem com o Parkinson

por Gigi em 11 de abril de 2018

11 de abril dia mundial da conscientização da doença de Parkinson, doença degenerativa muito comum entre a população idosa, que provoca danos às células nervosas do cérebro, e faz com que os níveis de dopamina caiam e acarrete sintomas como, tremor nas mãos, movimentos lentos, rigidez, perda de equilíbrio e dificuldade nas funções executivas. Durante nossa rotina diária de trabalho, nas instituições de longa permanência para idosos, nos deparamos com vários hóspedes com necessidades decorrentes dessa patologia.

Manter atividades ocupacionais é fundamental através de estímulos diários e com uma equipe multiprofissional preparada, que traz benefícios e independência prolongada aos idosos. Entre os profissionais podemos destacar os médicos, educadores físicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos, além de atividades como a musicoterapia.

Propor atividades de estímulos físicos motores e cognitivos, participar de atividades de recreação e lazer, elaborar uma dieta adequada e adaptar funções diárias podem trazer momentos de satisfação, alegria e bem estar. É de suma importância a conscientização, o respeito e o profissionalismo para atendermos com muito amor quem precisa de cada vez mais qualidade de vida para sua independência.

 





Foto por: unclelkt 

Edição: Equipe SCAElife



Sobre o Autor

Luciana S. Souza Neves

Gerente dos serviços de saúde (COREN: 136267)

Graduada pelo Centro universitário Campos de Andrade, Uniandrade, de Curitiba - PR, pós graduada pela Puc- PR em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem. Pós graduação em Gerontologia pela Instituto Tecnológico e Educacional, ITECNE, Curitiba -PR.

Tags:



Leia mais: