Desmaio em pessoas idosas

por Gigi em 5 de junho de 2024
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Desmaio é a perda temporária da consciência e pode ocorrer por diversos motivos. Por isso, é preciso identificar a causa do desmaio.



O fluxo de sangue para o cérebro pode ser reduzido de diversas formas. É mais frequente que a razão seja uma interferência no retorno normal do sangue para o coração (o que implica em um fluxo de sangue menor saindo do coração). 



As causas mais comuns de desmaio são:



– Emoções fortes (como medo, dor ou visão de sangue derramado);



– Tosse ou força ao evacuar ou urinar;



– Ficar em pé por tempo prolongado;



– Levantar-se repentinamente;



– Uso de certos medicamentos;



– Idiopática (sem razão determinada).



Essas causas comuns praticamente sempre provocam desmaio apenas quando as pessoas estão em pé. Quando elas caem, o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, restabelecendo rapidamente a consciência, mesmo que muitas pessoas não se sintam completamente normais por algumas horas. Alguns se sentem cansados ou exaustos por muitas horas. Essas causas tendem a não ser sérias, exceto quando as pessoas se machucam ao caírem.



Um baixo nível de açúcar (hipoglicemia) inicialmente gera confusão, sensação de desmaio iminente, tremores e outros sintomas, mas se a hipoglicemia for grave ou prolongada, as pessoas podem perder a consciência. Esses sintomas frequentemente aparecem antes do desmaio, então, as pessoas que têm hipoglicemia em geral percebem um alerta antes de desmaiarem. 



Pessoas idosas são particularmente suscetíveis ao desmaio porque o fluxo sanguíneo tende a diminuir quando se envelhece. A razão mais comum de desmaio em pessoas idosas é a incapacidade da pressão arterial se ajustar quando a pessoa se levanta. O fluxo sanguíneo se reduz porque as artérias se tornam mais rígidas e menos capazes de se ajustar rapidamente e a inatividade física reduz a atividade muscular, que empurra o sangue pelas veias e de volta ao coração, além de doenças cardíacas diminuírem a eficiência do bombeamento de sangue.



Em pessoas com mais idade, o desmaio frequentemente é causado por mais de um fator. Por exemplo, a combinação do uso de diversos medicamentos para o tratamento de problemas cardíacos ou hipertensão arterial com o fato de ficar em pé em uma igreja quente durante muito tempo ou em um contexto emocional impactante pode provocar um desmaio, mesmo que nenhum dos fatores isolados possa fazê-lo.



Por fim, se você que está lendo esse post tem interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um Residencial Sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição.



E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte: 



– Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.



– Manual MSD: versão para a família.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.

Tags:


Artigos relacionados

Cuidados com ileostomia, colostomia e urostomia

No post de hoje vamos dar continuidade aos […]

Demência

A demência é uma doença caracterizada pela morte […]

Duas dicas para auxiliar o intestino a funcionar

Nem sempre é fácil recuperar o controle do […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife