A relação do cuidador com a família

por Gigi em 19 de abril de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


A carência das instituições sociais no amparo às pessoas que precisam de cuidados faz com que a responsabilidade máxima recaia sobre a família e, mesmo assim, é geralmente sobre um elemento da família.



A doença ou a limitação física em uma pessoa provoca mudanças na vida dos outros membros da família, que têm que fazer alterações nas funções ou no papel de cada um dentro da família, tais como: a filha que passa a cuidar da mãe; a esposa que além de todas as tarefas agora cuida do marido acamado; o marido que tem que assumir as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos, porque a esposa se encontra incapacitada; o irmão que precisa cuidar de outro irmão. Todas essas mudanças podem gerar insegurança e desentendimentos, por isso é importante que a família, o cuidador e a equipe de saúde conversem e planejem as ações e responsabilidades de cada pessoa.



Com a finalidade de evitar o estresse, o cansaço e permitir que o cuidador tenha tempo de se autocuidar, é importante que haja a participação de outras pessoas para a realização do cuidado.



A pessoa com limitação física e financeira é a que mais sofre, tendo que depender da ajuda de outras pessoas, em geral familiares, fazendo com que seu poder de decisão fique reduzido, dificultando o desenvolvimento de outros vínculos com o meio social. Para oferecer uma vida mais satisfatória, é necessário o trabalho em conjunto entre o Estado, a comunidade e a família.



A implementação de modalidades alternativas de assistência como centro-dia, centro de convivência, reabilitação ambulatorial, serviços de enfermagem domiciliar, fornecimento de refeições e auxílio técnico e financeiro para adaptações arquitetônicas, reduziria a demanda por instituições de longa permanência (ILPI), as famílias teriam um melhor apoio e a pessoa a ser cuidada seria mantida em casa convivendo com seus familiares, mantendo os laços afetivos.



Por outro lado, muitas vezes, essas modalidades não são suficientes para atender a demanda crescente de pessoas idosas que necessitam de cuidados especializadas que a família não consegue mais proporcionar, surgindo a necessidade de levar a pessoa idosa para residir em uma ILPI, que hoje buscam oferecer não somente os cuidados básicos, mas também, conforto, segurança e atividades para melhora da qualidade de vida. Neste outro cenário, também se faz importante que os cuidadores, além de terem o preparo para lidar com os residentes e com a equipe multidisciplinar (assuntos tratados em posts anteriores aqui no Blog da Gigi), também se atualizem para que se mantenha um bom relacionamento com a família e o vínculo dos familiares com os residentes da instituição. 



Por fim, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; esse curso também pode ser interessante para o cuidador familiar, para que possa, cada vez mais, se capacitar para oferecer um cuidado de qualidade;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.

Tags:


Artigos relacionados

Violência contra pessoas idosas: Você pode estar cometendo sem perceber!

Quando pensamos em violência contra pessoas idosas, o […]

Confusão mental em pessoas idosas

Na confusão mental a pessoa pode ficar agitada, […]

Desmaio em pessoas idosas

Desmaio é a perda temporária da consciência e […]

Cuidados com ileostomia, colostomia e urostomia

No post de hoje vamos dar continuidade aos […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife