Benefícios previdenciários para pessoas idosas

por Gigi em 10 de maio de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


No post de hoje vamos trazer alguns dos benefícios previdenciários destinados a pessoas idosas; alguns deles também podem ser concedidos para pessoas de outra faixa etária.



Aposentadoria por idade – trabalhador urbano



Esse benefício é concedido para a pessoa que trabalha e que: comprove a carência mínima de 180 contribuições; tenha 15 anos de tempo de contribuição; tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 62 anos, se mulher (alteração na idade para mulheres vigente a partir de 1º/01/2023).



Este pedido é realizado totalmente pela internet, a pessoa não precisa ir ao INSS. 



Aposentadoria por idade – trabalhador rural



Esse benefício é concedido para a pessoa que comprove: o mínimo de 180 meses trabalhados na atividade rural; e a idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Esse benefício também atende o pescador artesanal e o indígena.



Os empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também têm direito à aposentadoria com diminuição de idade, desde que tenha trabalhado todo o tempo na condição de trabalhador rural.



Este pedido é realizado totalmente pela internet, a pessoa não precisa ir ao INSS.



Benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez)



É um benefício que pode ser pago ao segurado do INSS que comprove, por meio de perícia médica, estar incapaz para o trabalho de forma permanente.



Durante a perícia médica será avaliado o benefício devido, temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).



Poderá solicitar esse benefício a pessoa que esteja doente e incapaz para o trabalho.



Pensão por morte urbana



Esse benefício é destinado para as pessoas dependentes do trabalhador urbano falecido, que na data do óbito: possuía a qualidade de segurado; recebia benefício previdenciário ou já tinha direito a algum benefício antes de falecer.



Este pedido é realizado totalmente pela internet, a pessoa não precisa ir ao INSS. 



Quem pode requerer esse benefício: dependentes da pessoa trabalhadora urbana falecida.



Para cônjuge ou companheira: comprovar casamento ou união estável até a data do falecimento; para filhos e equiparados: possuir menos de 21 anos de idade; para filhos e equiparados inválidos: com invalidez confirmada pela perícia; para os pais: comprovar dependência econômica; para os irmãos: comprovar dependência econômica e idade inferior a 21 anos de idade, a não ser que seja inválido ou com deficiência.



Importante verificar os critérios e documentos para comprovação de dependência no site do Governo Federal.



Benefício Assistencial ao Idoso (BPC/LOAS)



Esse benefício tem o valor de um salário mínimo por mês para a pessoa idosa de baixa renda. Por ser assistencial, para ter direito ao benefício não é necessário ter contribuído para o INSS. No entanto, não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte.



Este pedido é realizado totalmente pela internet, a pessoa não precisa ir ao INSS.



Poderá solicitar esse benefício a pessoa idosa que: tiver 65 anos ou mais; for brasileiro nato ou naturalizado; tiver nacionalidade portuguesa; tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.



Esse assunto dos benefícios previdenciários é importante tanto no contexto da família, quanto no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, assuntos jurídicos e sociais;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte: 



– Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.



– Site do Governo Federal: 



https://www.gov.br/pt-br/categorias/trabalho-e-previdencia/previdencia/beneficios



Imagem por Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Cuidados com ileostomia, colostomia e urostomia

No post de hoje vamos dar continuidade aos […]

Demência

A demência é uma doença caracterizada pela morte […]

Duas dicas para auxiliar o intestino a funcionar

Nem sempre é fácil recuperar o controle do […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife