Duas dicas para auxiliar o intestino a funcionar

por Gigi em 6 de dezembro de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Nem sempre é fácil recuperar o controle do funcionamento do intestino, no entanto é possível treinar o intestino a evacuar em determinados períodos. Isso pode ser feito da seguinte maneira:



1) Diariamente, antes do banho, massagear a barriga da pessoa cuidada com a mão espalmada como se desenhasse um quadrado, começando pelo lado direito na parte inferior, subir para o lado direito superior, ir para o lado esquerdo superior, descer a mão para o lado esquerdo inferior e voltar para o lado inferior direito, pois é dessa forma que o intestino funciona.



2) Deitar a pessoa de barriga para cima, segurar suas pernas, esticá-las e dobrá-las sobre a barriga, essa pressão das pernas sobre a barriga ajuda a eliminar os gases que causam desconforto.



As pessoas acamadas podem perder o controle sobre o funcionamento do intestino e não sentir quando vão defecar. Isso, além de causar constrangimento à pessoa, dificulta manter sua higiene, o que pode causar assaduras e escaras (feridas).



Também é comum a pessoa acamada sentir desconforto abdominal e irritação pelo mau funcionamento do intestino. O intestino funciona melhor com a pessoa na posição sentada na privada ou penico.



Esse assunto do funcionamento do intestino é extremamente importante no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, aulas de um núcleo todo voltado para cuidados e saúde;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.

Tags:


Artigos relacionados

Cuidados com ileostomia, colostomia e urostomia

No post de hoje vamos dar continuidade aos […]

Demência

A demência é uma doença caracterizada pela morte […]

Benefícios previdenciários para pessoas idosas

No post de hoje vamos trazer alguns dos […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife