Que a população tem envelhecido rapidamente, isso nós já mostramos aos montes por aqui. Mas um novo conceito, uma nova economia, um novo mercado tem surgido, os longevos. Um público extremamente qualificado, com renda própria, exigente, com forte fidelização à marcas. Os 50+, pessoas hoje que representam a Revolução Prateada, Silver Economy.
A Revolução Prateada é uma ocorrência global e inédita na história da humanidade. Nunca antes no mundo tivemos uma média etária tão elevada, com inserção tão grande dos idosos, longevos, prateados, maduros, como quiser chamar.
Vale destacar que, há um século a expectativa de vida era de 40 anos de idades e hoje, estamos próximo do dobro disso, com um índice que só cresce.
Hoje o Japão é o pais mais emblemático, a população sênior representa já a maioria da população.
Um crescimento tão grande e acelerado tem como consequência muitos desafios e falta de preparo para enfrenta-los.
Podemos esperar consequências nos sistemas previdenciários para uma expectativa de vida tão alta em todo mundo, assim como impactos na saúde e nos sistemas públicos de proteção social.
Será que o mercado de trabalho está preparado para receber uma mão de obra cada vez mais madura?
Mas, se temos desafios, diretamente as oportunidades são infindáveis, novos equipamentos, novas tecnologias, novos produtos, novos serviços poderão ser desenvolvidos para um mercado tão grande.
No campo da educação as oportunidades são consideráveis, uma vez que já precisamos educar novas gerações, reeducar e inserir essa a parcela prateada da sociedade na dinâmica. Principalmente pois os longevos querem se sentir úteis para a sociedade.
Sabemos que, o consumidor 50+ se sente excluído e mal representado no mercado. Contudo, no Brasil o consumo dessa faixa etária representa cerca de R$1,8 trilhão por ano, desse total R$15 bilhões somente na internet, segundo o estudo realizado pela Estudo Mais Idade, que reuniu fatos e pesquisa, inclusive uma feita pela Hype 60+, ouviu que cima de 2,2 mil pessoas de 5 regiões do país em 2018.
Todos querem viver mais e claro, viver bem. Segundo o Estudo Tsunami 60+ Hype60+ e Pipe Social, elaborado pela consultoria de marketing especializada no mercado sênior, Hype60+ , para os longevos, saúde e bem estar estão intimamente ligados a:
Um mercado tão grande, poderoso e exigente atrai a atenção de empresas e instituições, por isso, no próximo mês, São Paulo será palco de um grande evento para debater e conhecer as novidades, a Longevidade Expo + Fórum 2019. Evento gratuito a visitação, vale muito a pena visitar!
E você? Está se preparando pra atender esse público tão poderoso e exigente? Deixe seu comentário e sugestão!
Imagem por: Pavlofox
Referências: https://www.revolucaoprateada.com.br/ https://longevidade.com.br/noticia/27
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa […]
Faltam apenas 03 dias pro início da Longevidade […]
Um estudo com 100 idosos com mais de […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.