O cuidador é a pessoa que lida mais cotidianamente com o cuidado da pessoa idosa. Mesmo tendo realizado um curso de formação, essa pessoa assume funções para as quais, muitas vezes, pode não estar totalmente preparada. É importante que a equipe tenha sensibilidade ao lidar com os cuidadores.
No livro “Você não está sozinho” produzido pela ABRAz, Nori Graham, Chairman da ADI – Alzheimer Disease International, diz: “uma das maneiras mais importantes de ajudar as pessoas é oferecer informação. As pessoas que possuem informações estão mais bem preparadas para controlar a situação em que se encontram”.
As atividades que o cuidador realizará devem ser planejadas com os profissionais da equipe multidisciplinar. Nesse planejamento deve ficar claro para todos as atividades que o cuidador pode e deve desempenhar. É bom escrever as rotinas e quem se responsabiliza pelas tarefas.
É importante que a equipe deixe claro ao cuidador que procedimentos ele não pode e não deve fazer, quando chamar os profissionais de saúde, como reconhecer sinais e sintomas de perigo. As ações serão planejadas e executadas conforme as necessidades da pessoa a ser cuidada e dos conhecimentos e disponibilidade do cuidador.
A parceria entre os profissionais da equipe e os cuidadores deverá possibilitar a sistematização das tarefas a serem realizadas na instituição ou na família, privilegiando-se aquelas relacionadas à promoção da saúde, à prevenção de incapacidades e à manutenção da capacidade funcional da pessoa cuidada e do cuidador, evitando-se assim, na medida do possível, hospitalização e dependência.
Por fim, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:
– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online:
– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Quando pensamos em violência contra pessoas idosas, o […]
Na confusão mental a pessoa pode ficar agitada, […]
Desmaio é a perda temporária da consciência e […]
No post de hoje vamos dar continuidade aos […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.