Em nosso trabalho com pessoas adultas e idosas com orientação para que tenham uma longevidade com mais equilíbrio e, também, em nossas consultorias e acompanhamento em instituição de longa permanência para idosos (ILPI), Casas de Repouso, Lar para pessoas idosas e Residencial Sênior, falamos da importância do olhar individual para um dia e uma vida com mais equilíbrio e sempre que possível, usamos uma poesia linda de Charles Chaplin:
“Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim”
Sabemos que em determinados casos, as pessoas precisam de ajuda para lidar com seus problemas, limitações e doenças. O convite aqui é para refletir como levamos nossa vida hoje. Se você continuar assim, como será sua velhice? Num primeiro momento, o primeiro passo vai sim depender de nós – aqui considerando pessoas que estejam com suas habilidades cognitivas preservadas -, para que tomemos a decisão do que queremos ou iremos fazer ou, até mesmo, para buscar ajuda…
Para pessoas que trabalham em uma ILPI, Casa de Repouso, Lar para pessoas idosas e Residencial Sênior, como você contribui para que os residentes tenham uma longevidade com mais equilíbrio? Será que você vive seu dia de trabalho no automático ou olha, de fato, para as pessoas idosas com que se relaciona e cuida em suas atividades? Fica outro convite, refletir como podemos contribuir para a construção de um lugar melhor para se viver nessas instituições…
Se o seu caso for o interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição.
E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7Z1pCy6pOqs
Imagem pro Freepik.
Quando pensamos em violência contra pessoas idosas, o […]
Na confusão mental a pessoa pode ficar agitada, […]
Desmaio é a perda temporária da consciência e […]
No post de hoje vamos dar continuidade aos […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.