Abrimos os sites de notícias hoje pela manhã e damos de cara com essa informação!
Já esperada há certo tempo, prevista inclusive por tantos especialistas, mas que ainda sim é uma surpresa: Pela 1º vez, mundo tem “mais avós do que netos”
A ONU informou que, pela primeira vez na história, há mais idosos que crianças no mundo. E ainda estimam que até 2050 haverá duas pessoas com mais de 65 para cada criança entre 0 e 4 anos!
São 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões entre 0 e 04 anos!
O envelhecimento da população é mais acentuado nos países mais desenvolvidos, que tendem a ter menores taxas de natalidade, por diversos motivos, principalmente ligados à questões financeiras, taxas de natalidade menores, controle de natalidade mais fácil e a educação dos filhos pode ser mais cara.
Quando um padrão de vida é mais elevado, significa que as pessoas tendem a viver mais. Um bom exemplo é o Japão, onde a expectativa de vida é de 84 anos (a mais alta do mundo). Os idosos somam cerca de 27% da população e as crianças com menos de 5 anos somam cerca de 3,85% da população.
O Níger, apresenta um cenário inverso. O país possui uma taxa de natalidade de 7,2 filhos por mulher, e por isso é considerado como o “país mais fértil do mundo”. Mas em contra partida a taxa de mortalidade infantil é de 85 a cada mil nascidos.
Devido à queda no número de nascimentos, muitos países provavelmente vão ver suas populações encolherem significativamente, apesar do aumento geral da população global, espera-se que cheguemos à marca de 08 bilhões de 2024.
Mas isso pode nos afetar? E como?
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa […]
Faltam apenas 03 dias pro início da Longevidade […]
Um estudo com 100 idosos com mais de […]
Que a população tem envelhecido rapidamente, isso nós […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.