A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

por Gigi em 15 de agosto de 2023
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.


Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 de maio de 2021, as equipes que trabalham em residenciais para pessoas idosas precisam passar por atualizações permanentes em Gerontologia. O Art. 18 diz que a instituição deve realizar atividades de educação permanente na área de gerontologia, com objetivo de aprimorar tecnicamente os recursos humanos envolvidos na prestação de serviços aos residentes.



Vira e mexe recebemos contatos de Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI) e Casas de Repouso desesperadas que receberam visita da vigilância sanitária e que precisam urgentemente atender esse artigo, daí nos procuram querendo capacitação para suas equipes. A intenção aqui é compreender que essa capacitação é necessária para que os profissionais estejam sempre atualizados e, consequentemente, prestem um serviço com mais qualidade para os residentes e não somente quando recebem a visita da vigilância. 



Nosso trabalho nessa área vem sendo construído pela minha experiência de estudos e atividades na GeroVida, juntamente com a profissional Rosane Sério e na parceria que temos com a Scaelife. Também, seguimos algumas orientações da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPI.



Aqui é importante falar que essa capacitação e educação permanente não deve ser realizada apenas para a equipe de cuidado, mas sim para todos os profissionais que atuam dentro das ILPI e Casas de Repouso. Então, olhar sim para profissionais da saúde, cuidadores, mas não esquecer os profissionais da cozinha, limpeza, portaria, etc.



Sabemos que o dia a dia dentro das instituições é muito corrido, especialmente para as equipes de cuidado, como essas casas podem promover essa atualização/capacitação?



A primeira coisa é entender que essa atualização permanente é tão necessária quanto às ações de cuidado diária. Posto isso, estudar como essa atualização pode entrar na rotina da instituição, vamos fazer uma vez por semana, a cada 15 dias… Estudar o dia a dia da sua instituição para ver quais dias e horários seriam mais viáveis para implementar ações de capacitação da sua equipe.



Deixo aqui algumas sugestões para serem implementadas nos residenciais:



1) Reuniões com todos os profissionais da instituição. Cada setor (enfermagem, terapia ocupacional, cuidador, limpeza, etc.) ter um representante para apresentar o trabalho que desenvolvem na instituição e, assim, todos podem saber o que cada um faz. Nesse caso, fazer várias reuniões, em turnos diferentes, para atender todos os profissionais.



2) Fazer estudos de caso clínico ou de algum problema que esteja ocorrendo na instituição. Apresentar esse caso / problema e fazer grupos de discussão, estudos para pensarem em soluções para resolução ou até em melhoria de processos.



3) Promover atividades de autocuidado, pois quando proporcionamos tempo para o autocuidado aumentamos a chance de os profissionais vivenciarem seu dia com mais equilíbrio e isto se reflete diretamente no trabalho realizado dentro da instituição e com os residentes. Por exemplo, automassagem, alongamentos, momentos de música, contato com a natureza. Ofertar e estimular os profissionais a participarem.



4) Promover treinamentos básicos para quem está iniciando na instituição, para que possa trabalhar conforme as diretrizes técnicas e de cuidado da ILPI / Casa de Repouso e, também, treinamentos avançados com objetivo de atualizar os profissionais que estão na ILPI há mais de 1 ano.



5) Promover discussão de filmes e artigos sobre o envelhecimento. Tem vários filmes interessantes que mostram a realidade de residentes em ILPI, que dão ótimas reflexões. E na linha de discussão de artigos, levantar as demandas mais necessárias no dia a dia e pesquisar artigos científicos atuais que possam contribuir com reflexões e melhora de ações no dia a dia.



6) Estimular a qualificação profissional no campo da Gerontologia por meio de cursos de pós-graduação e atualização em Gerontologia. Nesse sentido, nós temos um curso livre de Capacitação para profissionais de ILPI, uma parceria GeroVida e Scaelife, com vídeo aulas gravadas nos núcleos desde o conhecimento básico em Gerontologia, passando pela parte administrativa, cuidados, social, cognição, funcionalidade, alimentação, marketing e jurídico.



Vamos deixar aqui o link com mais informações, pois esse curso pode ser adquirido pela ILPI para todos os colaboradores ou para quem está interessado em se capacitar, independentemente de a instituição promover ou não possibilidade de capacitações, a própria pessoa buscando ser um profissional melhor.



Retomando o que falei no início, a atualização, capacitação e aprofundamento em Gerontologia traz implicações na saúde da instituição, em que os cuidados prestados terão mais qualidade, as atividades realizadas com os residentes serão mais significativas e isso poderá se refletir inclusive no aumento de indicações e de clientes.



Por fim, gostaria de compartilhar duas soluções no ramo de Lar para pessoas idosas, ILPI, Casa de Repouso ou Residencial Sênior:



– Conheça nosso curso que ensina a como montar um Lar para pessoas idosas. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes. 



Fonte:



– Experiência profissional da autora de mais de 10 anos dedicados ao setor de ILPI;



– RDC nº 502, de 27 de maio de 2021.


Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.

Tags:


Artigos relacionados

Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]

A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

Em nosso último post falamos sobre a importância […]

A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife