Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

por Gigi em 5 de abril de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


O ato de cuidar é complexo. O cuidador e a pessoa a ser cuidada podem apresentar sentimentos diversos, tais como: raiva, culpa, angústia, confusão, estresse, tristeza, irritação e medo da morte. Esses sentimentos podem aparecer juntos na mesma pessoa, o que é bastante normal nessa situação. Por isso precisam ser compreendidos, pois fazem parte da relação do cuidador com a pessoa cuidada. É importante que o cuidador perceba as reações e os sentimentos que afloram, para que possa cuidar da pessoa da melhor maneira possível.



Leia também: A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas



O cuidador deve compreender que a pessoa cuidada tem reações e comportamentos que podem dificultar o cuidado prestado, como quando o cuidador vai alimentar a pessoa e essa se nega a comer ou não quer tomar banho. É importante que o cuidador reconheça as dificuldades em prestar o cuidado quando a pessoa cuidada não se disponibiliza para tal e trabalhe seus sentimentos de frustação sem culpar-se. 



Entender os próprios sentimentos e aceitá-los, como um processo normal de crescimento psicológico, talvez seja o primeiro passo para a manutenção de uma boa qualidade de vida. É importante que o cuidador, a instituição e a pessoa a ser cuidada façam alguns acordos de modo a garantir uma certa independência tanto a quem cuida como para quem é cuidado. Por isso, o cuidador e a instituição devem reconhecer quais as atividades que a pessoa cuidada pode fazer e quais as decisões que ela pode tomar sem prejudicar os cuidados. Incentive-a a cuidar de si e de suas coisas. Negociar é a chave para se ter uma relação de qualidade entre o cuidador, a pessoa cuidada, sua família e a instituição. 



O “não”, “não quero” ou “não posso”, pode indicar várias coisas, como por exemplo: não quero ou não gosto de como isso é feito, ou agora não quero, vamos deixar para depois? O cuidador precisa ir aprendendo a entender o que essas respostas significam e quando se sentir impotente ou desanimado, diante de uma resposta negativa, é bom conversar com a pessoa e com a equipe multidisciplinar da instituição. 



É importante tratar a pessoa a ser cuidada de acordo com sua idade. As pessoas idosas não gostam quando são tratadas como crianças. Mesmo doente ou com limitações, a pessoa a ser cuidada precisa e tem direito de saber o que está acontecendo ao seu redor e de ser incluída nas conversas. Por isso é importante que as pessoas responsáveis pelo cuidado continuem compartilhando os momentos de suas vidas e falem sobre as atividades que serão realizadas, mas acima de tudo, é muito importante escutar e valorizar o que a pessoa fala. Cada pessoa tem uma história que lhe é particular e intransferível, e que deve ser respeitada e valorizada. 



Se você que está lendo esse post tem interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição.



E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.





Imagem por Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]

A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

Em nosso último post falamos sobre a importância […]

A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife