A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

por Gigi em 8 de fevereiro de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira




O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação que o indivíduo realiza sobre as suas capacidades, as condições ambientais e a sua qualidade de vida, a partir de critérios pessoais combinados com os valores e as expectativas que vigoram na sociedade. Seu indicador mais conhecido é a satisfação com a vida (Neri, 2005).



Segundo essa mesma publicação (Neri, 2005), há três elementos centrais ao conceito de bem-estar subjetivo:



1) Pertence ao âmbito da experiência privada;



2) Sua avaliação pode ser feita em termos globais e em termos de aspectos selecionados da vida (domínios), tais como o trabalho, a família, as amizades, a saúde física e mental, a sexualidade e a espiritualidade;



3) O bem-estar subjetivo inclui medidas cognitivas e emocionais. Dentre as primeiras, a mais conhecida é a satisfação (global com a vida e referenciada a domínios selecionados) e entre as segundas, as medidas de estados emocionais (positivos e negativos).



Leia também: será que sua ILPI tem promovido a autonomia e independência dos residentes?



Na velhice, é essencial ao bem-estar subjetivo a capacidade de acomodação às perdas e de assimilação de informações positivas sobre o self. E como o indicador mais conhecido para avaliação do bem-estar subjetivo é a satisfação com a vida, caso sua instituição não tenha um modelo básico de como avaliar esse indicador, segue aqui um simples com base na pesquisa realizada por Wanda Patrocinio em 2011 (Neri, 2001).



Satisfação global e referenciada a domínios



1. O/a senhor/a está satisfeito/a com a sua vida hoje? Pouco; Mais ou menos; Muito.



2. Comparando-se com outras pessoas que tem a sua idade, o/a senhor/a diria que está satisfeito/a com a sua vida? Pouco; Mais ou menos; Muito.



3. O/a senhor/a está satisfeito/a com a sua memória para fazer e lembrar as coisas de todo dia? Pouco; Mais ou menos; Muito.



4. O/a senhor/a está satisfeito/a com a sua capacidade para fazer e resolver as coisas de todo dia? Pouco; Mais ou menos; Muito.



5. O/a senhora/a está satisfeito/a com as suas amizades e relações familiares? Pouco; Mais ou menos; Muito.



6. O/a senhor/a está satisfeito/a com o ambiente (clima, barulho, poluição, atrativos e segurança) em que vive? Pouco; Mais ou menos; Muito.



7. O/a senhor/a está satisfeito/a com seu acesso aos serviços de saúde? Pouco; Mais ou menos; Muito.



8. O/a senhor/a está satisfeito/a com os meios de transporte de que dispõe? Pouco; Mais ou menos; Muito.



Essa é apenas uma parte de um processo maior a ser realizado pela equipe multidisciplinar da instituição para que acompanhe o bem estar dos residentes e, assim, possam empreender ações e atividades mais assertivas em prol da melhora da qualidade de vida das pessoas idosas. 



Se você é gestor ou trabalha em um Lar para pessoas idosas, em uma ILPI, em uma Casa de Repouso ou em um Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a capacitação da equipe, para promover o bem-estar das pessoas idosas:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas que auxiliam a avaliar e promover bem-estar e qualidade de vida dos residentes em instituições;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte:



  • Neri, A. L. (2005). Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. pág. 26.
  • Neri, A. L. (2001). Velhice e qualidade de vida na mulher. In A. L. Neri (Org.). Desenvolvimento e envelhecimento (pp. 161-200). Campinas: Papirus.


Imagem: Freepik


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]

Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]

A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

Em nosso último post falamos sobre a importância […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife