A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

por Gigi em 29 de março de 2023


Em nosso último post falamos sobre a importância do autocuidado do cuidador de pessoas idosas. Como relatamos, para que o cuidador possa exercer sua função adequadamente seria necessário focar em dois aspectos: 1 – melhor preparo e orientação e 2 – reservar espaço em seu dia a dia para o autocuidado, pois só cuidamos melhor de outra pessoa quando estamos bem física e emocionalmente. Hoje vamos focar no item 1. Tomiko Born afirma que cursos são necessários para orientar os cuidadores sobre o cuidado com a pessoa idosa e consigo mesmo.



Leia também: A importância do autocuidado do cuidador de pessoas idosas



A respeito da capacitação do profissional, Duarte e Diogo (2011) salientam a importância de o cuidador receber dos profissionais de saúde orientações para o adequado manejo da pessoa idosa. Estas envolvem desde as doenças e seu tratamento, até a melhor maneira de desempenhar as atividades de cuidado.



A formação do cuidador tem sido realizada por várias instituições, com conteúdo bastante diversificado e carga horária que varia de cursos rápidos de 8 horas a cursos bem aprofundados com mais de 100 horas de formação. Há tentativas de padronização destes cursos, por exemplo, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com a Fundação Padre Anchieta, lançaram, em 2009, um manual para os profissionais formadores de cuidadores de pessoas idosas com o objetivo de sistematizar um material padrão a ser contemplado em cursos de formação.



Quando vamos para a prática, sabemos o quanto o dia a dia em uma instituição de longa permanência para pessoas idosas (ILPI) é, de modo geral, corrido, cheio de responsabilidades, afinal está se cuidando de outras vidas, podendo gerar estresse, irritabilidade, impaciência e isso pode levar a um cuidado e comunicação não adequados com os residentes, influenciando também em processos não sistematizados entre os profissionais que atuam diretamente no cuidado.



Por isso, gostaria de salientar a necessidade da capacitação de todas as pessoas que trabalham em ILPI, casas de repouso, lar para pessoas idosas e residencial sênior, compreendendo que essas instituições são locais de moradia e cuidado de pessoas e, dessa forma, a parte técnica e humana precisa ser primorosa. Além disso, é importante o profissional estar em constante atualização, ampliando sempre seus conhecimentos, independentemente de a instituição promover ou não possibilidade de capacitações, a própria pessoa buscar ser um profissional melhor.



Leia também: A importância de uma equipe multidisciplinar em ILPI e Casa de Repouso para pessoas idosas



Percebemos que, quanto mais a equipe trabalha de forma conjunta, buscando olhar para cada caso / situação em seu contexto específico, com a real intenção de oferecer o necessário, que as atividades e ações realizadas confluem para um serviço de qualidade, amoroso e efetivo!



Por fim, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Autora: Wanda Pereira Patrocinio



Fonte:



Born, T. “A formação de cuidadores formais e informais: acompanhamento e avaliação”. Disponível em: http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/wp-content/uploads/filebase/artigos/TOMIKO%20BORN%20A%20forma%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o%20de%20cuidadores%20acompanhamento%20e%20avalia%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o.pdf



Duarte, Y. A. O. [coordenação geral Barroso, A. E. S.] Manual dos formadores de cuidadores de pessoas idosas. São Paulo: Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social; Fundação Padre Anchieta, 2009.



Duarte, Y. A. O. e Diogo, M. J. D. “Cuidados em domicílio: conceitos e práticas”. In: Freitas, E. V. e Py, L. (orgs.) Tratato de Geriatria e Gerontologia. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 1276-1284



Patrocinio, Wanda P. Cuidando do cuidador. Revista Portal de Divulgação, n.17, Dez. 2011. Disponível em: 



https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/viewFile/214/214





Imagem por Freepik.




Artigos relacionados

A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]

Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]

A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife