A importância de uma equipe multidisciplinar em ILPI e Casa de Repouso para pessoas idosas

por Gigi em 2 de junho de 2022
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.


De acordo com a RDC 502/2021 há a seguinte orientação em relação à equipe de profissionais atuantes em Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI), em sua Seção III – Recursos Humanos, art. 16, a ILPI deve apresentar recursos humanos, com vínculo formal de trabalho, especificamente no tocante à área de cuidado aos residentes, o inciso II apresenta:



a) grau de dependência I: 1 (um) cuidador para cada 20 (vinte) idosos, ou fração, com carga horária de 8 (oito) horas/dia;



b) grau de dependência II: 1 (um) cuidador para cada 10 (dez) idosos, ou fração, por turno; e



c) grau de dependência III: 1 (um) cuidador para cada 6 (seis) idosos, ou fração, por turno.



No inciso III dita que para atividades de lazer deve-se ter 1 (um) profissional com formação de nível superior para cada 40 (quarenta) idosos, com carga horária de 12 (doze) horas por semana.



Em publicação de Camarano e Barbosa (2016) encontra-se que os dados da pesquisa Suas apontam que 48,8% dos residentes em instituições de longa permanência vivem lá há mais de quatro anos. “Estes dados chamam a atenção para a necessidade de um projeto de vida para essas pessoas, além obviamente de um projeto de cuidados”. 



Outros profissionais que podem compor a equipe multi



Para isso, além da equipe mínima, sugerimos incluir no quadro da instituição profissionais de várias áreas, como enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física, psicologia, gerontologia, pedagogia, dança, etc., pois é por meio de uma equipe multiprofissional que trabalhe de forma integrada, que vamos conseguir prestar um cuidado mais adequado para os residentes.



Dessa forma, segundo Salcher, Portella e Scortegagna (2015), no que se refere à equipe multidisciplinar dentro das ILPI, compreende-se que sua importância repousa na necessidade de proporcionar às pessoas idosas residentes um cuidado ampliado na busca de atender a um conjunto de necessidades, assegurando uma atenção integral a sua saúde. Percebemos que, quanto mais a equipe trabalha de forma conjunta, buscando olhar para cada caso / situação em seu contexto específico, com a real intenção de oferecer o necessário, que as atividades e ações realizadas confluem para um serviço de qualidade, amoroso e efetivo!



Leia também: A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ILPI



Fonte:



RDC 502/2021: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-502-de-27-de-maio-de-2021-323003775



Salcher, Eduarda B. G, Portella, Marilene R., Scortegagna, Helenice M. Cenários de instituições de longa permanência para idosos: retratos da realidade vivenciada por equipe multiprofissional. Rev. bras. geriatr. gerontol. 18 (2) • Mar-Apr 2015.



Camarano, Ana A., Barobsa, Pamela. Instituições de longa permanência para idosos no Brasil: do que se está falando? Capítulo publicado em: Política nacional do idoso: velhas e novas questões / Alexandre de Oliveira Alcântara, Ana Amélia Camarano, Karla Cristina Giacomin – Rio de Janeiro: Ipea, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9146


Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.



Artigos relacionados

A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]

Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]

A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

Em nosso último post falamos sobre a importância […]

A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife