No trabalho que realizamos com Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Csas de Repouso e Residências Seniores, recentemente fiquei sabendo de um caso e gostaria de compartilhar aqui no Blog da Gigi.
Uma idosa diabética precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma complicação da doença em um dos pés. No retorno para a instituição, a equipe de saúde precisaria dar continuidade nos cuidados com a cicatrização da cirurgia, porém essa cicatrização não ocorreu de forma adequada e quando o médico chegou para avaliar, a situação já estava mais grave.
O que foi identificado é que a continuidade do atendimento de cuidado e a passagem das informações foi falha, em que os técnicos deixaram de relatar corretamente nas anotações de cuidado o que fizeram e/ou o que deveria ser feito pelos outros profissionais no decorrer do cuidado com essa idosa.
Esse texto não tem a intenção de apontar culpados, mas alertar para o fato que poderia ter sido evitado se a equipe como um todo tivesse mais capacitação, pois vimos que a equipe deixou de relatar de forma cuidadosa e atenciosa as informações para que os outros profissionais pudessem dar continuidade no atendimento.
Sabemos o quanto o dia a dia em uma ILPI é, de modo geral, corrido, cheio de responsabilidades, afinal está se cuidando de outras vidas, podendo gerar estresse, irritabilidade, impaciência e isso pode levar a um cuidado e comunicação não adequados com os residentes, influenciando também em processos não sistematizados entre os profissionais que atuam diretamente no cuidado.
Por isso, gostaria de salientar a necessidade da capacitação de todas as pessoas que trabalham em ILPIs, casas de repouso e residencial sênior, compreendendo que essas instituições são locais de moradia e cuidado de pessoas e, dessa forma, a parte técnica e humana precisa ser primorosa. Além disso, é importante o profissional estar em constante atualização, ampliando sempre seus conhecimentos, independente de a instituição promover ou não possibilidade de capacitações, a própria pessoa buscar ser um profissional melhor.
Conheça o Curso Livre de Capacitação para Profissionais de ILPIs
Percebemos que, quanto mais a equipe trabalha de forma conjunta, buscando olhar para cada caso / situação em seu contexto específico, com a real intenção de oferecer o necessário, que as atividades e ações realizadas confluem para um serviço de qualidade, amoroso e efetivo!
Imagem por: Freepik
Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]
O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]
Em nosso último post falamos sobre a importância […]
O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.