A importância da capacitação dos profissionais da ILPI

por Gigi em 4 de fevereiro de 2022
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.


No trabalho que realizamos com Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Csas de Repouso e Residências Seniores, recentemente fiquei sabendo de um caso e gostaria de compartilhar aqui no Blog da Gigi. 



Uma idosa diabética precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma complicação da doença em um dos pés. No retorno para a instituição, a equipe de saúde precisaria dar continuidade nos cuidados com a cicatrização da cirurgia, porém essa cicatrização não ocorreu de forma adequada e quando o médico chegou para avaliar, a situação já estava mais grave.



O que foi identificado é que a continuidade do atendimento de cuidado e a passagem das informações foi falha, em que os técnicos deixaram de relatar corretamente nas anotações de cuidado o que fizeram e/ou o que deveria ser feito pelos outros profissionais no decorrer do cuidado com essa idosa. 



Esse texto não tem a intenção de apontar culpados, mas alertar para o fato que poderia ter sido evitado se a equipe como um todo tivesse mais capacitação, pois vimos que a equipe deixou de relatar de forma cuidadosa e atenciosa as informações para que os outros profissionais pudessem dar continuidade no atendimento.



Sabemos o quanto o dia a dia em uma ILPI é, de modo geral, corrido, cheio de responsabilidades, afinal está se cuidando de outras vidas, podendo gerar estresse, irritabilidade, impaciência e isso pode levar a um cuidado e comunicação não adequados com os residentes, influenciando também em processos não sistematizados entre os profissionais que atuam diretamente no cuidado.



Por isso, gostaria de salientar a necessidade da capacitação de todas as pessoas que trabalham em ILPIs, casas de repouso e residencial sênior, compreendendo que essas instituições são locais de moradia e cuidado de pessoas e, dessa forma, a parte técnica e humana precisa ser primorosa. Além disso, é importante o profissional estar em constante atualização, ampliando sempre seus conhecimentos, independente de a instituição promover ou não possibilidade de capacitações, a própria pessoa buscar ser um profissional melhor.



Conheça o Curso Livre de Capacitação para Profissionais de ILPIs



Percebemos que, quanto mais a equipe trabalha de forma conjunta, buscando olhar para cada caso / situação em seu contexto específico, com a real intenção de oferecer o necessário, que as atividades e ações realizadas confluem para um serviço de qualidade, amoroso e efetivo!



Imagem por: Freepik




Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.



Artigos relacionados

A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]

Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]

A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

Em nosso último post falamos sobre a importância […]

A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife