AFETO, o melhor tônico

por Gigi em 5 de julho de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


AFETO, o melhor tônico



Não encontramos indicação exata a respeito da autoria deste texto. No entanto, pela riqueza da mensagem, optamos por utilizá-la para que outras pessoas possam ter acesso a essa reflexão. 



Muita gente vive preocupada com a possibilidade de falta de vitaminas e minerais em seu organismo, daí o consumo fantástico e abusivo de tônicos e fortificantes de efeito duvidoso, quase sempre inúteis, a não ser em casos de desnutrição.



Poucos se preocupam com uma doença muito difundida, que acomete pessoas de todos os níveis sociais e qualquer idade, cuja causa está na escassez do mais importante alimento do mundo: o AFETO.



Vivemos hoje voltados para dentro, tão absortos em nossas ambições, nosso trabalho, nossos problemas, que mal percebemos a existência de outros seres ao redor, de olhos postos em nós, na expectativa de uma palavra, um gesto de amor, uma atenção especial. E até nos lares felizes, e especialmente aí, o problema é sentido de forma mais aguda: pais, filhos, avós, parentes, embora cumpram conscientemente suas obrigações e convivam em harmonia, na verdade estão afastados por falta de diálogo diário, na suposição errônea de que sabem que são amados e não há por que mostrar.



De fato, qualquer pessoa pode sentir-se solitária no meio de entes queridos se não estiver ligada aos seus pensamentos, suas ideias e emoções. Assim como o corpo requer suprimento diário para se manter forte, do mesmo modo a alma necessita renovar sua razão para manter-se firme, equilibrada e sadia.



Seu principal alimento é o afeto e as vitaminas de que se nutre chamam-se atenção, cortesia, consideração, presença.  Ela, como os passarinhos, nutre-se de pequenas migalhas para ser feliz, que nada custam, mas cuja falta a faz minguar e morrer.  Precisamos dizer às pessoas que nos cercam, repetidas vezes, que pensamos nelas e que são necessárias para nós, pois todos só se sentem bem quando são importantes para alguém.



Quanto mais autossuficiente e dominador for o indivíduo, maior a carência de afeto, a necessidade de sentir-se amado.



Quanto mais se avança na idade, mais sedento e dependente fica-se da atenção dos que nos cercam, de um gesto de carinho, que a maioria das pessoas mesmo amando, é tão avara em dar. Todos somos como as crianças, que sem receio solicitam incessantemente a atenção e a carícia dos pais.



Não há nenhum tônico do coração ou dos nervos, nenhuma receita em toda a medicina, que revigore e purifique a mente do que um ato de ternura, um beijo espontâneo, uma frase sincera de elogio: “sinto-me tão feliz quando você está junto de mim”! Expressão que traduz o que realmente sentimos, mas que raramente dizemos.  



É a melhor terapêutica para uma vida longa, o mais eficaz preventivo para evitar enfartes, úlceras, derrames e outros males que abreviam nossa existência neste atribulado planeta.



AFETO, O MELHOR TÔNICO DA VIDA



Esse assunto da afetividade, carinho, atenção é importante tanto no contexto da família, quanto no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, cuidados que vão além da parte técnica;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.





Imagem por Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife