Vômito e diarreia em pessoas idosas

por Gigi em 17 de abril de 2024
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Os vômitos podem estar relacionados à doença ou a uma reação do organismo a um alimento ou medicamento.
Vômitos frequentes causam desidratação, principalmente em crianças e em pessoas idosas e/ou debilitadas. Para evitar que a pessoa fique desidratada é preciso repor com soro caseiro ou de pacote, o líquido e sais minerais perdidos pelo vômito.
Ao atender a pessoa acamada que esteja vomitando, vire-a de lado para evitar que o vômito seja aspirado e chegue aos pulmões.



Complicações:



  • Inalação de vômito (aspiração);
  • Laceração do esôfago;
  • Desidratação e alterações eletrolíticas;
  • Desnutrição e perda de peso.


Já a diarreia são fezes líquidas em maior número do que a pessoa evacua normalmente.
As pessoas idosas com diarreia podem facilmente ficar desidratadas. A alimentação da pessoa com diarreia não deve ter alimentos fibrosos como: verduras, legumes, frutas, feijão e alimentos doces.



Complicações:




A diarreia pode causar desidratação e perda de eletrólitos do sangue como, por exemplo, sódio, potássio, magnésio, cloro e bicarbonato. Caso sejam perdidas grandes quantidades de líquido e eletrólitos, a pressão arterial pode baixar ao ponto de provocar desmaio (síncope), anomalias do ritmo cardíaco (arritmias) e outros distúrbios graves. Esse risco é mais provável em crianças muito novas, pessoas idosas, debilitadas ou com diarreia muito grave.



Nos primeiros sinais de diarreia e vômitos, prepare soro caseiro ou de pacote e ofereça à pessoa em pequenos goles.
Se a pessoa cuidada, mesmo tomando soro, continuar com vômito ou estiver com sinais de desidratação, sangue nas fezes, vermelhidão na pele, febre e calafrios, é preciso que seja avaliada pela equipe de saúde. Pessoas com diabetes ou que tomem remédio para o coração podem apresentar complicações mais cedo.



Esse assunto de vômitos e diarreia em pessoas idosas é extremamente importante, também, no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, aulas de um núcleo todo voltado para cuidados e saúde;
– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte:



  • Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
  • MANUAL MSD: Versão Saúde para a Família.

GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife