A convulsão ou ataque epilético é o resultado do descontrole das ondas elétricas cerebrais e pode acontecer por diversas causas. Não é doença contagiosa, portanto ninguém se contamina ao atender e tocar a pessoa durante a convulsão. Na crise convulsiva a pessoa pode cair, perder a consciência, movimentar braços e pernas contra sua vontade e de maneira desordenada, urinar e defecar involuntariamente.
A crise epiléptica, comumente, não é considerada uma doença relacionada à idade, porém vem crescendo em incidência na população idosa. Possivelmente por aumento no diagnóstico e também pela maior sobrevida da faixa etária. As principais causas das crises são:
– Acidente vascular cerebral (derrame) (40 % a 50 %);
– Problemas metabólicos (hipoglicemia, hiponatremia, uremia, coma hiperglicêmico) (10% a 15%);
– Traumatismo cranioencefálico (5% a 10%);
– Abstinência alcoólica (5% a 10%);
– Infecções (5% a 10%);
– Intoxicações (5% a 10%).
Ao atender a pessoa durante a crise convulsiva, apoie a cabeça dela e gire para o lado, para evitar que a saliva seja aspirada e vá para os pulmões. Proteja a pessoa para ela não se machucar, afastando móveis e objetos.
Ao terminar a crise a pessoa acorda confusa, desorientada, sentindo dores no corpo e sem saber o que aconteceu. Tranquilize a pessoa e procure ajuda da equipe de saúde.
Por fim, se você que está lendo esse post tem interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um Residencial Sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição.
E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte:
– Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
– Revista Saúde: https://rsaude.com.br/
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.