Hipoglicemia em pessoas idosas

por Gigi em 8 de maio de 2024
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


A hipoglicemia é a diminuição do nível do açúcar no sangue, que pode ocorrer em qualquer hora do dia ou da noite, mas em geral acontece antes das refeições.
Os sintomas diferem de pessoa para pessoa e podem alterar ao longo do tempo. Nas primeiras fases da redução da taxa de açúcar pode ocorrer: suor ou tremor; e sensação de fome.
Em casos avançados da hipoglicemia a pessoa pode apresentar: dificuldade para andar ou sensação de fraqueza; visão turva; confusão mental ou agir de forma diferente do habitual; e até convulsão.



Conheça algumas das circunstâncias que levam pessoas com diabetes a apresentarem hipoglicemia:



  • Tomar muito remédio, incluindo insulina ou certos comprimidos para diabetes;
  • Alimentação inadequada;
  • Realizar atividades físicas sem comer algo (lanche) ou reduzir a dose de insulina (injetável ou oral);
  • Manter longo período de ingesta de alimentos entre as refeições;
  • Consumir bebida alcoólica em excesso.
    É ideal buscar um meio de aferição da glicemia já ao primeiro sinal de uma baixa. Como um primeiro socorro no caso de hipoglicemia, indica-se que tenha sempre à mão uma fonte de açúcar que possa ser consumida rapidamente, como balas, mel, uma colher de café de açúcar, etc.
    Como posso evitar a baixa de açúcar no sangue?
    A melhor maneira de prevenir a baixa de açúcar no sangue é: verificar os níveis de açúcar no sangue com frequência – conforme indicação médica; e conhecer os sintomas da glicemia no sangue estando apto e pronto para tratá-los nos estágios iniciais.
    Manter a ingestão de alimentos de três em três horas também é uma atitude simples, mas que ajuda a garantir a glicemia equilibrada no organismo.


Esse assunto da hipoglicemia em pessoas idosas é extremamente importante, também, no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:
– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, aulas de um núcleo todo voltado para cuidados e saúde;
– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte:



  • Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
  • Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife