Situações de engasgo em pessoas idosas

por Gigi em 20 de março de 2024
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua. Funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago. O engasgo é considerado uma emergência, podendo desencadear:



– Aspiração – quando líquidos ou pedaços muito pequenos de alimentos chegam aos pulmões, o que pode provocar pneumonia por aspiração.



– Sufocamento – ocorre quando pedaços maiores de alimentos ou objetos param na garganta (traqueia) e impedem a passagem do ar.



Profissional, ao perceber que a pessoa cuidada está engasgada, o que fazer?



– Deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho. A presença de tosse, choro ou fala é um sinal de que não houve asfixia.



– Nos casos de asfixia, pedaços maiores de alimentos podem se alojar na garganta, impedindo a passagem de ar. Deve-se tentar retirar, com o dedo, pedaços de alimentos que estejam na cavidade oral.



Caso não consiga, será necessário fazer a Manobra de Heimlich.



Posicione-se por trás e enlace a pessoa idosa com os braços ao redor do abdômen. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a pessoa do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a pessoa elimine o corpo estranho.



É importante que o profissional seja treinado para executar essa manobra.



O que não fazer?



– Dar outro alimento “para ajudar a engolir”.



– Dar alimento nos minutos seguintes, é necessário esperar até que haja a total recuperação da pessoa idosa.



Profissional, ao alimentar a pessoa acamada, coloque-a na posição mais sentada possível com a ajuda de almofadas e travesseiros.



Esse assunto de situações de emergência com pessoas idosas é extremamente importante, também, no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, aulas de um núcleo todo voltado para cuidados e saúde. Dentro desse núcleo temos uma aula sobre a operacionalização do POP (procedimento operacional padrão), que, dentro desse tema de situações de emergência, é imprescindível que seja feito um POP para saber como lidar com essas situações dentro da instituição, como no exemplo do post, quais os passos a seguir quando um residente engasga;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte: 



Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.




https://bvsms.saude.gov.br/engasgo/


https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/idoso-engasgado-o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife