Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

por Gigi em 12 de julho de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


A pessoa que permanece um longo período em uma mesma posição fica com a sua circulação, seus movimentos e sua sensibilidade comprometidos. Massagens, exercícios e até mesmo o toque ajudam a ativar a circulação e a melhorar os movimentos. Podem ser realizados com a mão, com uma esponja macia, toalha ou com panos de várias texturas. 



As massagens podem ser feitas no corpo todo e é bom usar creme ou óleo. Os toques e massagens ajudam a pessoa a perceber o próprio corpo e a relaxar, além de ativar a circulação.



Outras maneiras de estimular os sentidos da pessoa cuidada:



•  Ler para ela trechos de livro, jornal ou revista;



• Colocar para tocar a música que ela mais gosta de ouvir. Se a pessoa consegue se movimentar, coloque o equipamento numa distância que ela consiga ligar e desligar sozinha;



• Mostrar gravuras, revistas ou fotos e conversar com ela sobre o que está sendo mostrado, quem são as pessoas das fotos, pois isso ajuda a pessoa a manter ativa a memória;



• Estimular a pessoa cuidada a realizar atividades de sua preferência e que lhe proporcionem prazer, respeitando o que ela pode e o que ela não consegue fazer;



• Se a pessoa cuidada exercia uma atividade profissional, estimular a continuar quando possível, pois isso ajuda a ocupar o tempo e diminui o estresse;



• Conversar com a família sobre a importância de incluir a pessoa cuidada nas atividades sociais da família e da comunidade, tais como: sair para fazer compras, visitar alguém, ir a uma festa, encontrar os amigos, ir à igreja e se distrair. Os amigos ou parentes que acompanham a pessoa nessas atividades devem respeitar suas limitações e transmitir calma e segurança.



A pessoa cuidada com demência se sente melhor quando existe uma rotina de horários para as atividades do dia a dia. Essa rotina é extremamente importante, pois isso ajuda a pessoa a organizar sua mente.



Fique Atento: A falta de interesse em participar de atividades pode significar que a pessoa não está conseguindo realizar ou não gosta da atividade oferecida. Procure conhecer melhor o que a pessoa gosta de fazer e junto com a equipe de saúde encontrar outras atividades interessantes.



Esse assunto da estimulação corporal e sensorial é importante tanto no contexto da família, quanto no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, cuidados com o corpo e com a mente;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.



Imagem por Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.

Tags:


Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife