Vamos comemorar o Dia Internacional do Idoso!

por Gigi em 1 de outubro de 2016
Gigi

Blogueira

Olá caros leitores!
Sabem que dia é hoje? É o dia internacional do Idoso!

Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O dia internacional do idoso, assim como toda data comemorativa, serve para realizarmos algumas reflexões, nesse caso, reflexões sobre como estão inseridos hoje, essa parcela da sociedade e o que está sendo feito, para dar mais segurança e dignidade aos idosos visando um envelhecimento com mais qualidade.

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo que achei muito interessante (https://www.youtube.com/watch?v=bdu2d5coyiM). Esse vídeo foi baseado em uma história real e mostra um “Exemplo de Perseverança e Luta pela Vida!”. Acredito que podemos nos inspirar e ver que a velhice não é o final da vida e sim o capítulo mais bonito de uma história cheia de conquistas, derrotas, lágrimas, emoções e sentimentos, onde só alguém que conseguiu passar por esse aprendizado (vida), pode sentir.  E você, sabe para que as pessoas vivem?

Feliz dia Internacional do Idoso!




Referências:

FERNANDES, Cláudio. “1º de Outubro – Dia do Idoso”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-idoso.htm>

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Comissão aprova novas regras para prioridade de idosos em processos judiciais

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa […]

SCAElife NA LONGEVIDADE EXPO + FÓRUM

Faltam apenas 03 dias pro início da Longevidade […]

IDOSOS E NOVAS TECNOLOGIAS

Um estudo com 100 idosos com mais de […]

Longevidade: mais VIDA nos anos que estão por vir

Que a população tem envelhecido rapidamente, isso nós […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife