A simplicidade aplicada à saúde dos idosos no dia-a-dia dentro das instituições cuidadoras

por Gigi em 21 de fevereiro de 2017
Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Considerando que a maioria das instituições que acolhem aos idosos lida com diversas limitações no âmbito financeiro, devemos sempre criar alternativas que apresentem um custo- benefício positivo, sem deixar que isso prejudique o atendimento e a qualidade de vida proporcionada aos mesmos. Em alguns casos existe a ausência do profissional de fisioterapia nas casas de repouso, o que, pode reduzir drasticamente as atividades de vida diária dos idosos, pois este profissional é capaz de proporcionar através do movimento do corpo inúmeros benefícios como: interação entre os idosos, bem-estar através de efeitos neurofisiológicos proporcionados por exercícios ativos, diminuição de condições dolorosas, quebra de crenças que influenciam na dor entre tantas outras atividades. E tudo isso apenas com material simples como, bolas, elásticos, bastões inseridos em métodos lúdicos que servem para trabalhar coordenação motora fina, reflexo, força, equilíbrio, agilidade além de boas conversas educativas.

Além desta perspectiva geral, este profissional é capacitado também para atuar de modo individual em condições específicas caso necessário o que também não precisa exigir grandes custos para a instituição, tendo em vista que uma boa formação pode trazer boas alternativas para o fisioterapeuta abordar essas condições. Porque afinal a fisioterapia NÃO é aquele “choquinho” e aquela faixa que dão para os pacientes alongarem os membros inferiores. Talvez com o crescimento exponencial desta profissão demonstre aos responsáveis por acolher o público da terceira idade a importância de contar com profissionais dedicados, bem preparados e criativos no dia-a-dia dos nossos queridos idosos.

Percebemos então que isso cria uma via de mão dupla, pois não basta que haja uma boa formação com horas e horas de estudo e investimento se não houver um reconhecimento do quanto pode ser feito dentro das instituições por estes profissionais. E Isso vale para outras profissões que em conjunto podem manter a qualidade do serviço prestado, deixando claro que não existe nenhuma função mais importante que a outra e sim um conjunto que vai desde o primeiro ao último funcionário responsável por este lar. No final das contas não basta ser bom no que faz se não o fizer com o coração. Permitam-me terminar com está frase de Ayrton Senna que diz: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”

Por isso cuidemos de nossos idosos como gostaríamos de ser cuidados quando chegar a nossa vez. Assista aos vídeos dos links abaixo e comente se realmente precisa-se de muito para proporcionar felicidade e bem estar!!!

https://www.youtube.com/watch?v=TPViYAkAUEY

https://www.youtube.com/watch?v=CsgWOsctxJA

Deixe seu comentário, curta, compartilhe e sugira temas futuros.

Abraço e até a próxima.




Foto por: Jeffrey Smith

Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo - USP através do Programa de pós graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP. Diretor clínico do Instituto Trata - Joelho e Quadril na cidade de Ribeirão Preto - SP e Professor da pós-graduação  em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva da Faculdade Inspirar do Instituto IPOG.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife