Existem algumas mudanças na maneira da pessoa cuidada se comunicar que podem sugerir alguma alteração do seu estado de saúde. Por isso, observe alguns exemplos:
• Dificuldade para expressar uma ideia e, no lugar, usar uma palavra ou frase relacionada com essa ideia, por exemplo: em vez de dizer caneta, diz: “aquela coisa de escrever”;
• Não entender ou entender apenas parte do que falam com ela;
• Fala sem nexo ou sem sentido;
• Dificuldade para escrever e para entender o que está escrito;
• Não conseguir conversar, parar a conversa no meio, parecer que não percebe as pessoas que estão perto dela ou falar sozinha;
• Dificuldade para expressar as emoções: pode sorrir quando sente dor ou demonstrar tristeza e chorar quando está satisfeita, se agitar ou ficar ansioso ao expressar carinho e afeto;
• As dificuldades de comunicação são sinais, frequentemente, presentes na demência e outras doenças neurológicas. Caso o cuidador observe uma ou mais dessas alterações deve procurar a equipe de saúde.
É comum as pessoas idosas e, também, as pessoas com algum tipo de demência esquecerem de situações vividas, do nome de pessoas e coisas, trocar palavras.
Essas situações provocam embaraços e angústia tanto à pessoa cuidada como aos familiares e cuidadores.
É importante que o cuidador ao se referir a alguém conhecido, explique à pessoa cuidada de quem está falando: “Maria, sua filha”; “João, seu vizinho”, assim a pessoa vai se situando melhor na conversa e vai relembrando pessoas e fatos que havia esquecido. É preciso falar com simplicidade e pedir que a pessoa toque objetos, retratos e quadros, isso ajuda a “puxar” a memória e a melhorar a conversa.
Esse assunto da comunicação com pessoas idosas é importante tanto no contexto da família, quanto no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:
– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, comunicação e empatia;
– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.