Com o advento da aposentadoria que pode culminar na redução de renda, pela percepção de acúmulo de alterações corporais e mudanças sociais e de convivência, muitas pessoas acreditam que ao chegarem à velhice são incapazes de continuar realizando inúmeras tarefas. É preciso dar um sentido à vida, considerando a nova fase e otimizando as habilidades existentes e compensando as que são necessárias para desempenhar o que se almeja. Desse modo, incentiva-se a autonomia na pessoa idosa, dando maior ênfase aos ganhos do que as perdas.
Ao longo de anos o corpo se adaptou e se acostumou a executar diversas tarefas diariamente, com horários demarcados e trabalhos a serem concretizados. Na nova fase da vida é fundamental criar rotina para continuar ativo, funcional e produtivo visando à qualidade de vida e a dignidade. As atividades a serem desempenhadas têm que despertar um significado e ter objetivos para agir.
Cabe aqui apenas indicar tarefas que poderão ser eleitas ou descartadas pela pessoa que deseja organizar uma rotina. As atividades seriam de: música; leitura; escrita; exercícios físicos; tarefas domésticas; higienização; autocuidado do corpo e da autoestima; horta; cuidar de animais de estimação; sair de casa mesmo que seja necessário que uma pessoa acompanhe; atuação nos bairros, comunidades e municípios com trabalhos voluntários ou remunerados; viagens e visitas a lugares novos e antigos; praticar a espiritualidade; caminhar; nadar; cozinhar; e muito mais.
Algumas dicas para criar e manter rotinas:
* Dormir e acordar em horários determinados, de acordo com as preferências;
* Montar um cronograma de tarefas diárias, semanais, mensais e até mesmo anuais. Ou seja, continuar planejando a vida;
* Fazer o que sempre gostou, mesmo que sejam necessárias adaptações e compensações;
* Introduzir atividades novas, aprender algo diferente.
Em cada momento, leve em consideração o bem-estar e a felicidade de praticar as tarefas elegidas.
Participe, deixe nos comentários as atividades que tem feito!
O cuidador social é a pessoa que desenvolve […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
No post de hoje vamos trazer informações sobre […]
Falar sobre luto não é um assunto fácil, […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.