O Cuidador Social: modalidade de cuidador de pessoas idosas com cunho social

por Gigi em 3 de janeiro de 2024
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.


O cuidador social é a pessoa que desenvolve atividades de cuidados básicos essenciais para a vida diária e instrumentais de autonomia e participação social dos usuários dos Serviços SUAS (Sistema Único da Assistência Social), em Centros Dia e Serviços de Acolhimento, a partir de diferentes formas, contemplando as dimensões individuais e coletivas.
Esse trabalho é fundamental para elevar a qualidade de vida de quem sofre de doenças crônicas, tem algum tipo de deficiência ou apresenta condições que exigem o monitoramento constante. 



O que é o trabalho do profissional de cuidados sociais?



Em geral, cuidadores sociais ajudam a garantir o bem-estar, a autoestima, a participação no meio social, promovendo também a autonomia das pessoas cuidadas. 



Quais são as funções de cuidadores sociais?



Oferecem suporte aos indivíduos que precisam de cuidados no dia a dia, sejam pessoas idosas, com deficiência ou com algum tipo de condição que demande acompanhamento constante. Para garantir o bem-estar das pessoas cuidadas, esses profissionais desempenham uma série de atividades:



  • – cuidam da higiene pessoal dos indivíduos sob seus cuidados;
  • – ajudam no processo de alimentação e locomoção;
  • – dão medicamentos nos horários estipulados e nas doses certas;
  • – zelam pelo conforto e pela higiene do ambiente;
  • – fazem companhia nas tarefas do dia a dia, inclusive naquelas que exigem a saída temporária dos lares ou centros de acolhimento, como consultas médicas;
  • – garantem a segurança dos indivíduos sob seus cuidados;
  • – orientam as pessoas cuidadas e as famílias delas sobre serviços, benefícios e projetos sociais disponíveis;
  • – elaboram atividades recreativas.


É válido lembrar que quando se trata de cuidados domiciliares, cuidadores sociais não são responsáveis pelas tarefas da casa ou por tomar conta de toda a família. O papel desse profissional é zelar por apenas um indivíduo e se preparar física e psicologicamente para atender às necessidades dessa pessoa. 



Alguns exemplos de atividades de rotina específica são:



  • – Assistência médica e pessoal: os próprios cuidadores sociais administram os medicamentos de uso diário nas doses corretas (apenas para as medicações que não dependam de um profissional da enfermagem para administrar), garantem a compra dos remédios, comparecem às consultas médicas e dão informações aos médicos e profissionais de enfermagem sobre o estado de saúde das pessoas sob seus cuidados. Além disso, esses profissionais ajudam em tarefas básicas do dia a dia, como higiene pessoal, vestimenta, necessidades fisiológicas, alimentação e até na prática de atividades físicas.
  • – Preparação de refeições: os cuidadores sociais também podem ser responsáveis por preparar refeições e garantir que as pessoas cuidadas sigam a dieta recomendada pelos profissionais da área.
  • – Companhia e supervisão: atividades simples como ver TV e dar uma volta pelo bairro podem aliviar sentimentos de solidão, principalmente quando se trata de pessoas idosas. Por isso, desenvolver atividades recreacionais e estimular conversas com os indivíduos sob cuidados faz parte das responsabilidades desses profissionais. Já a supervisão dos indivíduos deve corresponder às necessidades de cada um: crianças com deficiência e pessoas com Alzheimer precisam de ajuda para não praticarem ações que possam machucá-las, por exemplo.
  • – Transporte e mobilidade: o acompanhamento em atividades fora de casa ou da unidade de acolhimento, como consultas médicas, idas ao banco, passeios na praça e visitas a centros de convivência, também faz parte da rotina de cuidadores sociais. Além disso, a mobilidade também envolve ajudar as pessoas cuidadas a se deslocar dentro dos próprios lares ou unidades de acolhimento. Ou seja, é preciso ajudá-las a se acomodar em andadores, cadeiras de rodas ou veículos, por exemplo.


Qual o perfil ideal para trabalhar na área de cuidado social?



Para exercer as atividades apresentadas no tópico anterior, é importante que os cuidadores sociais tenham certas características, como boas condições físicas, equilíbrio emocional e paciência.



Além disso, é necessário saber ouvir, tomar decisões rápidas e ter vontade de se atualizar constantemente fazendo cursos, lendo livros ou participando de palestras, entre outras possibilidades. Em resumo, esses profissionais precisam:



  • – garantir a qualidade do serviço prestado;
  • – saber agir sob pressão e lidar com situações emergenciais;
  • – ter uma postura ética e respeitar a privacidade de cada pessoa;
  • – se especializar para cuidar de outros indivíduos e continuar aprendendo;
  • – se atualizar em relação aos cuidados em domicílio ou em ILPI;
  • – zelar a todo momento pela saúde da pessoa cuidada;
  • – respeitar as orientações médicas e de outro profissionais da saúde.


Cuidadores sociais são fundamentais para oferecer uma vida com mais equilíbrio às pessoas cuidadas. Nesse tipo de trabalho, as condições precisam ser adequadas aos indivíduos e aos profissionais, de maneira que haja uma rotina saudável para todas as pessoas envolvidas.





Por fim, gostaria de compartilhar três soluções no ramo de Lar para pessoas idosas, ILPI, Casa de Repouso ou Residencial Sênior:



– Conheça nosso curso que ensina a como montar um Lar para pessoas idosas. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes;



Curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online para melhorar o trabalho da equipe.



Fonte:



https://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/File/Capacitacao/IIEncontroRI/Apresentacao_Protecao_Social_e_Cuidados_na_Situacao_de_Dependencia_-_Deusina_Lopes_da_Cruz.pdf



– Experiência profissional da autora de mais de 10 anos dedicados ao setor de ILPI.


Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife