Benefícios do chá

por Gigi em 30 de maio de 2017
Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Chás quentinhos são muito bem-vindos quando os termômetros despencam. Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem, é preciso saber a forma correta de preparo. Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro da água ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe. Depois de pronto armazenar sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades serão perdidas.

Para termos os benefícios do fotoquímicos (substâncias que auxiliam no combate aos radicais livres) é importante que o consumo dos chás seja freqüente.

Abaixo temos alguns dos chás mais consumidos e seus benefícios, lembrando que podemos tomar chá a qualquer hora do dia.

Erva cidreira

A erva cidreira é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases, é ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão.
Camomila

Tem ação calmante, é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca.
Hortelã

Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasitária e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases.
Alecrim

É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã, ela ainda tem ação desintoxicante.

Erva doce

O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.
Chá mate

Tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite.
Chá de canela

A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes, ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Vale a pena consumir chás diariamente, podemos ainda misturar 2 ou mais ervas para um mesmo chá, fica delicioso e variamos seus benefícios.

Nesses dias de frio, aqueça seu corpo e seu “coração”, beba chá!

Deixe suas dúvidas e sugestões…

Até a próxima !!!



Foto: anokarina

Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Nutricionista Clinica graduada na Uniara e pós graduada na USC. Trabalhou no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara por 10 anos como responsável técnica pelo sistema de fornecimento de refeições a pacientes e funcionários, atendimento hospitalar e ambulatorial. Atualmente atua em consultório com atendimento ambulatorial individualizado, com tratamento de obesidade com cirurgia bariátrica e  BIG



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife