Brigas de Transito – O que tem feito a lei e a psicologia forense para tratar a igualdade entre os idosos?

por Gigi em 17 de janeiro de 2017
Orlando Stivanatto Filho

Advogado (OAB: 96474)

Hoje gostaria de compartilhar um fato que aconteceu há alguns meses e que está intrigando. Fui advogado de uma senhora de 80 anos que numa briga de transito, no calor do nervosismo chamou um senhor de 70 anos que dirigia outro carro “ preto, toma cuidado! ”. O senhor ingressou com queixa crime por injúria racial. A minha cliente foi condenada a 4 anos de prisão que foi convertido em pena de multa no valor de 3.000 mais 2 anos de prestação de serviços.

O que me chama atenção é que a senhora que foi condenada não se lembra de ter falado isto reafirmando várias vezes aos prantos. A juíza despreparada manda a senhora chorar fora da sala mandando-a retirar-se da sala de audiência. Fiquei intrigado, entre a cruz e a espada. De um lado uma senhora de 80 anos e de outro um senhor de 70 anos. Um alegando que se se sente ofendido, outro alega que não falou que jamais falou isto na sua vida. Fiquei pensando… será que estamos preparados mesmo para saber lidar com os idosos? Se Igualdade é tratar os iguais igual e desigual os desiguais não deveriam haver um tratamento diferenciado nestes casos? O que tem feito a lei e a psicologia forense para tratar isto? E no transito? Pode uma senhora de 80 anos dirigir um veículo?  Será que a justiça não precisa tratar o idoso como trata o menor?

Participe também, deixe sua opinião, sugestão e críticas.
Até a próxima.




Foto por: Eric Fischer

Orlando Stivanatto Filho

Advogado (OAB: 96474)

Advogado e professor com especialização em direito civil e processo civil, mestre em gestão empresarial e ambiental, MBA em planejamento estratégico de negócios, planejamento financeiro e gerenciamento de projetos, pós graduado em filosofia. Foi procurador publico Municipal por 16 anos.



Artigos relacionados

A importância da capacitação dos profissionais da ILPI

No trabalho que realizamos com Instituição de Longa […]

O papel do farmacêutico nas casas de repouso

Hoje, 20 de janeiro, comemoramos o dia do […]

Entra em vigor a nova RDC 502/2021

A referida RDC estabelece o padrão mínimo de […]

Cuidando de idosos homossexuais e LGBTs

Os homossexuais que são idosos hoje cresceram em […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2022 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife