Sabemos que, a população idosa tem aumentado e a expectativa tem sido maior nos últimos anos. Um levantamento realizado pela Escola Pública de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz revela que, o número de casos de mulheres com câncer de mama acima dos 60 anos vem crescendo nos últimos anos. Segundo este levantamento, essas mulheres com mais de 60 anos acham a mamografia desnecessária. Essa seria uma das principais causas do crescimento de 40% dos casos de câncer de mama em mulheres com essa faixa etária.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, o que equivale a cerca de 22% dos novos casos. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos, e posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta.
Curiosidade:
O estado brasileiro com maior incidência do câncer de mama é o Rio Grande do Sul, são 90 a cada 100 mil habitantes.
Quais os sinais?
O Câncer de mama pode ser encontrado através do autoconhecimento, mamografia e ultrassom de mamas. Embora os sinais a seguir também estejam relacionados a doenças benignas da mama, é importante procurar auxílio médico sempre que apresentar:
O Ministério da Saúde recomenda que, entre os 50 e 69 anos de idade a mamografia seja feita a cada dois anos. No entanto, para mulheres que apresentam alto risco de desenvolver câncer de mama, como histórico familiar e alterações de genes, é aconselhável acompanhamento médico e recomendações individuais.
Como prevenir?
O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) afirma que, a prevenção totalmente não é possível em função da multiplicidade dos fatores da doença e o fato de alguns não serem modificáveis. A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e na estimulação do fatores preventivos – alimentação, nutrição e atividade física – que são responsáveis por reduzir em até 28% o risco de desenvolver a doença. O controle de peso e prevenção de obesidade, além da redução no consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.
A amamentação é um fator considerado protetor
A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente necessária, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.
Outubro Rosa
Um movimento popular internacional, que teve início na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
OLHE, SINTA E PERCEBA SUAS MAMAS NO DIA A DIA
Referências:
Foto por: marijana1
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
No post de hoje vamos tratar de alguns […]
A pessoa que permanece um longo período em […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.