Combate às drogas e ao alcoolismo no idoso

por Gigi em 24 de fevereiro de 2022
Naira Salles de Moraes

Fisioterapeuta e Especialista em Gerontologia


Dia 20 de fevereiro comemoramos o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O uso indiscriminado de substâncias lícitas (álcool e medicamentos) e ilícitas que causam grande efeito negativo na saúde do indivíduo é considerado um problema de saúde pública e classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença com aspectos comportamentais e socioeconômicos.



Por que o idoso estaria imune à essa doença, sendo que o idoso apresenta inúmeras situações comportamentais e está sujeito a diversas condições socioeconômicas desfavoráveis? Pensar que o idoso não tem vícios e hábitos tóxicos, pelo simples fato de apresentar idade avançada é um exemplo claro de idadismo. Idosos também fazem uso de drogas e bebidas alcoólicas e nós devemos estar atentos a eles para oferecer o suporte necessário. 



Quais os fatores que levam o idoso ao vício?



– Início do uso de álcool e drogas no início da vida adulta;



– Histórico de dependência na Família;



– Depressão e Ansiedade;



– Aposentadoria, solidão, viuvez, isolamento social e doenças crônicas.



O vício em drogas, medicamentos e álcool tem efeitos sistêmicos no organismo do indivíduo, mas no idoso é um fator de risco para quedas, desenvolvimento e descontrole de patologias crônicas (como diabetes, hipertensão e demência), eventos agudos (como acidente vascular encefálico e traumas cranianos), aceleração do processo de envelhecimento, transformações nas relações sociais e interação medicamentosa com fármacos de uso contínuo (tanto a exacerbação quanto a redução de seus efeitos).



O fato de o consumo social de bebidas alcoolicas ser aceitável em nossa sociedade e de que idosos fazem uso de muitas medicações, dificulta a aceitação do indivíduo de seu vício e a percepção do vício pelo ciclo social do idoso – e isso leva à uma dificuldade no tratamento.



Prevenir sempre é a primeira opção, mas quando identificamos que nosso paciente idoso apresenta vício em drogas ou alcoolismo, devemos encaminha-lo para assistência interdisciplinar pública ou privada. O Sistema Único de Saúde conta com o Programa Nacional de Atenção Comunitária Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas que oferece assistência através dos CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) para o usuário e seus familiares através de atividades terapêuticas e preventivas.



Vamos aproveitar essa semana para prestar mais atenção aos hábitos dos nossos idosos em relação à drogas, medicamentos e bebidas alcoólicas?






Imagem por: Freepik





Bibliografia



https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/consumo-alcool-idosos-aumenta.aspx#:~:text=Causas%20do%20alcoolismo%20entre%20idosos&text=Geralmente%20essa%20condi%C3%A7%C3%A3o%20est%C3%A1%20associada,beber%20j%C3%A1%20na%20idade%20adulta




https://bvsms.saude.gov.br/20-02-dia-nacional-de-combate-as-drogas-e-ao-alcoolismo/



https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/o-uso-e-abuso-de-alcool-e-outras-drogas-na-populacao-idosa/

Naira Salles de Moraes

Fisioterapeuta e Especialista em Gerontologia

Fisioterapeuta pela Universidade de Mogi das Cruzes , cursou especialização em fisioterapia em gerontologia pelo HCFUSP. Docente pela FMU-Laureate. Membro do corpo docente da Physiocursos -FABIC. Fisioterapeuta domiciliar e na ILPI Solar das Mercedes. Experiência de mais de 16 anos com atenção ao público idoso.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife