Comer fruta ou beber suco de fruta natural?

por Gigi em 25 de abril de 2017
Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Essa é uma dúvida frequente que escuto no consultório porque muita gente que não gosta de fruta e toma suco ou vice-versa.

Mas analisando do ponto de vista realmente do benefício digo que comer a fruta é bem mais saudável do que beber suco.

Pense em quantas laranjas são necessárias para fazer um suco, umas três, certo? ou 2 fatias grossas de abacaxi? Você comeria 3 laranjas ou as 2 fatias grossas de abacaxi de uma vez? A maioria das pessoas não! Então no final, o suco acaba ficando sem fibras e com uma concentração muito grande de frutose (açúcar naturalmente presente nas fritas), isso pode piorar até mesmo o controle de glicemia dependendo da freqüência de ingestão de sucos.

Mas pense que, se a escolha for pela fruta, temos mais fibras alimentares pela presença de casca e bagaço que garante mais saciedade, melhorando a saúde intestinal e melhor controle glicêmico e de colesterol também. Viram quantos benefícios a mais tem em comer a frutas? Alem é claro do exercício da mastigação, pois muitas vezes beber o liquido não satisfaz aquela vontadinha de comer!

Mas vamos a uma dica preciosa! Se você ama de paixão o suco, coloque uma fibra como semente de chia ou farinha de linhaça para “balancear” e promover principalmente mais saciedade.

Mas os sucos são bem vindos em alguns casos… como por exemplo para os idosos que não conseguem comer frutas ou legumes com freqüência, ai sim usamos o suco não se de frutas mas misturamos frutas, legumes e muitas vezes folhas como a couve, mas sempre com cuidado, dosando a quantidade de cada ingrediente, assim conseguimos oferecer uma boa quantidade de vitaminas e minerais para quem tem uma alimentação mais restrita como os idosos.

Ah, e suco não é água! Beba muita água a longo do dia. Se a água para você for muito sem graça, coloque rodelas de limão, folhas de hortelã, pau de canela e deixe-a com aquele gostinho especial.

Deixe sua sugestão ou comentários…

Até próxima!




Foto: Virginia rm

Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Nutricionista Clinica graduada na Uniara e pós graduada na USC. Trabalhou no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara por 10 anos como responsável técnica pelo sistema de fornecimento de refeições a pacientes e funcionários, atendimento hospitalar e ambulatorial. Atualmente atua em consultório com atendimento ambulatorial individualizado, com tratamento de obesidade com cirurgia bariátrica e  BIG



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife