Cuidados com a alimentação na velhice

por Gigi em 23 de agosto de 2016
Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Estou imensamente feliz em participar do Blog da Gigi e, mais ainda, em falar um pouco sobre os cuidados com a alimentação da pessoa idosa.

A preocupação com a alimentação está aumentando cada dia mais, e não poderia ser diferente, pois ela está diretamente relacionada à nossa saúde (bom funcionamento dos órgãos), bem-estar em geral e prevenção de doenças.

Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população brasileira, torna-se fundamental planejar e desenvolver ações de saúde que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas em nosso país. Dentre essas ações estão as medidas relacionadas a uma alimentação saudável, que devem fazer parte das orientações trabalhadas pelos profissionais de saúde à pessoa idosa e sua família.

Com o passar dos anos, o corpo começa a apresentar naturalmente algumas mudanças, que muitas vezes as pessoas demoram a perceber, mas que interferem na sua alimentação.

Alterações naturais nos mecanismos de defesa do organismo ou dificuldades no processo de mastigação e deglutição podem fazer com que a pessoa idosa tenha uma menor aceitação de determinados alimentos, bem como suas quantidades, o que reforça a necessidade de cuidados diários no preparo de refeições seguras. Planejar as refeições e utilizar medidas corretas durante o preparo e cocção dos alimentos pode contribuir para a melhor satisfação e aceitação da refeição. Oferecer os alimentos bem cozidos (moles) ou em pedaços menores, como por exemplo, carne moída, frango desfiado, frutas moles e picadas, facilitam a aceitação.

A pessoa idosa deve fazer durante o dia 3 grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 a 3 lanches leves entre essas refeições (lanche da manhã, da tarde e ceia).

As grandes refeições devem conter sempre uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão, batata, inhame, mandioca, etc.), uma fonte de proteína (carnes, feijão e leguminosas), além de verduras e legumes que contribuem com vitaminas, minerais e fibras.

O consumo de água também é outro ponto que devemos nos preocupar. A pessoa idosa tende a reduzir o consumo de água durante o dia, fato que é justificado com base nas argumentações “não sinto sede”; “não gosto de água”; “água não tem gosto de nada”; “bebo chás e café no lugar da água”, mas sabemos que essas “substituições” não são adequadas.

É preciso incentivar esse consumo. Dê um copo de água à pessoa idosa, com pouca quantidade, em media 50 a 100ml várias vezes ao dia, dessa forma conseguimos que a ingestão seja aceita com mais facilidade.

Essa regra de oferecer pouca quantidade várias vezes ao dia se aplica a qualquer tipo de alimento que será oferecido à pessoa idosa, assim consomem uma boa quantidade diária sem perceber (pois a porção é pequena e não dá sensação de saciedade).

Informar e treinar os responsáveis direto pelo cuidado (familiares, cuidadores, nutrólogos, etc.), quanto às formas de preparo dos alimentos, quantidades a serem ofertadas e a periodicidade das refeições, faz com que a alimentação volte a ser um prazer e não um dever.

A refeição, ou o ato de comer deve ser sempre um momento de prazer, em local adequado, calmo e tranquilo.

Participe também, deixe sua opinião, sugestão e críticas.

Até a próxima!


Foto por Freepik

Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Nutricionista Clinica graduada na Uniara e pós graduada na USC. Trabalhou no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara por 10 anos como responsável técnica pelo sistema de fornecimento de refeições a pacientes e funcionários, atendimento hospitalar e ambulatorial. Atualmente atua em consultório com atendimento ambulatorial individualizado, com tratamento de obesidade com cirurgia bariátrica e  BIG



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife