Estamos no outono, mas daqui poucas semanas, exatamente no dia 21 de junho terá início o inverno. Com ele vem o frio e a necessidade de alguns cuidados específicos com pessoas idosas, pois segundo o geriatra Rubens de Fraga, os idosos correm um maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima, incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas.
Leia também: PREVALÊNCIA E PREVENÇÃO DE QUEDAS NA TERCEIRA IDADE
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus causam risco eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Em fases mais avançadas o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.
Além da hipotermia, as doenças de vias respiratórias são as mais comuns nesta época do ano já que, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados, fazendo com que o ar não circule.
Outro geriatra – Marcelo Navalho Rodrigues da Cruz – reforça que os idosos fazem parte do grupo de risco, por isso precisam estar sempre com a vacinação em dia.
Algumas dicas importantes para esta época do ano:
Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (https://sbgg.org.br/) e Secretaria de Estado da Saúde (http://portal.saude.sp.gov.br/)
Imagem por: Anastasia Zhenina e StockSnap
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.