A importância do autocuidado do cuidador de pessoas idosas

por Gigi em 22 de março de 2023


Segundo Neri (2008), existe vasta e controvertida literatura gerontológica sobre o estresse e o ônus do cuidador. De modo geral, o que se sabe é que estados físicos, mentais e emocionais negativos associados ao cuidado podem ocorrer por conta de vários elementos, por exemplo:



• O exercício do cuidado colide com a individualidade do cuidador, que vê sua vida pessoal e social invadida e desestruturada pela responsabilidade de cuidar em tempo integral;



• As tarefas de cuidar acarretam desgaste físico, principalmente com o agravamento da doença da pessoa idosa.



Além destes fatores, Born alerta para o fato de que é comum o cuidador se sobrecarregar nas suas atividades e se esquecer de que também necessita de cuidados. Para que o cuidador possa exercer sua função adequadamente seria necessário focar em dois aspectos: 1 – melhor preparo e orientação e 2 – reservar espaço em seu dia a dia para o autocuidado, pois só cuidamos melhor de outra pessoa quando estamos bem física e emocionalmente. Hoje vamos focar no item 2.



O cuidador deve cuidar de sua saúde e seu bem-estar para que consiga dar conta de exercer suas funções de forma equilibrada e saudável. Por isso, deixamos algumas dicas para que os cuidadores possam cuidar de si, fazer aquilo que dá prazer, relaxar mente e corpo.



• Automassagem: prática preventiva de saúde que percorre o corpo com diversos tipos de toques – pressão em pontos, amassamento, deslizamento ou percussão, aliviando regiões de tensão, desbloqueando e equilibrando o organismo. 



• Alongamentos: sequência de exercícios corporais que promove o alongamento de determinados grupos musculares e soltura das articulações, resultando em relaxamento, alívio de dores e vitalidade para a saúde.



• Relaxamento: colocar uma música tranquila, deitar-se ou sentar-se em uma posição confortável, tentando desocupar a mente de preocupações. Esta técnica ajuda a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e aumentar o autocontrole ao lidar com situações estressantes e difíceis do dia a dia.



• Música: colocar músicas que goste, deixar a mente seguir junto com a letra e com o ritmo. A música pode diminuir a resposta tanto física como psíquica ao estresse.



• Dança: colocar uma música alegre e soltar o corpo, dançar livremente. A dança é capaz de renovar o corpo e a mente. 



• Assistir filmes: o universo imagético no mundo dos filmes tem a capacidade de nos transportar para outro universo. Ao assistirmos um filme, temos condições de nos esquecer dos problemas e desanuviar a mente, proporcionando uma condição diferente ao retomarmos às atividades cotidianas.



• Ler um bom livro também se encaixa em uma destas possibilidades.



• Fazer alguma atividade física: está comprovada a importância da atividade física para manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas. É importante que se escolha uma atividade com que se identifique ou, simplesmente, sair para fazer uma caminhada de 30 minutos diariamente por um local arborizado, respirar e caminhar.



• Viajar: é uma das atividades que mais dão prazer e renovam a mente. Com uma boa organização de tempo e das finanças, é possível realizar viagens curtas para renovar as energias e o equilíbrio. 



Foram citados exemplos com base na experiência real de cuidadores que já passaram pela orientação da autora. O importante é que o cuidador tenha consciência da necessidade de autocuidado e que organize sua agenda de trabalho para buscar aquilo que considera como algo que possa proporcionar-lhe benefícios físicos, mentais e emocionais.



E você que é um cuidador ou profissional que trabalha com pessoas idosas em Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, o que tem feito em seu dia a dia para seu autocuidado?



Por fim, se você é gestor ou trabalha em uma dessas instituições, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas que, também, auxiliam a promover o autocuidado dos colaboradores;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Autora: Wanda Pereira Patrocinio



Fonte:



Born, T. “A formação de cuidadores formais e informais: acompanhamento e avaliação”. Disponível em: http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/wp-content/uploads/filebase/artigos/TOMIKO%20BORN%20A%20forma%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o%20de%20cuidadores%20acompanhamento%20e%20avalia%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o.pdf



Neri, A. L. Palavras-chave em Gerontologia. 3ª Ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.



Patrocinio, Wanda P. Cuidando do cuidador. Revista Portal de Divulgação, n.17, Dez. 2011. Disponível em: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/viewFile/214/214



Imagem por Freepik.






Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife