Esse post de hoje tem a intenção de resgatar os exercícios que serão aqui citados como parte do autocuidado de profissionais que trabalham no cuidado diário de pessoas idosas. Em nenhum momento, pretendemos tirar o trabalho do educador físico ou fisioterapeuta, mas sim, como realizar atividades simples como parte do dia a dia, conforme Guia do Cuidador, do Ministério da Saúde. Para um trabalho mais aprofundado e sistematizado, sugerimos a inclusão do educador físico e/ou fisioterapeuta nas atividades da instituição.
– Flexione a cabeça até encostar o queixo no peito, depois estenda a cabeça para trás como se estivesse olhando o céu;
– Gire a cabeça primeiro para um lado e depois para o outro;
– Incline a cabeça lateralmente, para um lado e para outro, como se fosse tocar a orelha no ombro.
– Enchendo os pulmões de ar, levante os ombros para próximo das orelhas, solte o ar deixando os ombros caírem rapidamente;
– Fazendo movimentos circulares, gire os ombros para frente e para trás.
– Gire os braços esticados para frente e para trás, fazendo círculos.
– Em pé, apoie uma das mãos no encosto de uma cadeira ou na própria cintura, levante o outro braço passando por cima da cabeça, incline lateralmente o corpo. Repita o mesmo movimento com o outro lado.
– Deitado de barriga para cima, apoie os pés na superfície que estiver deitado, com os joelhos dobrados. Mantendo uma das pernas nessa posição, segure com as mãos a outra perna e traga o joelho para próximo do peito. Fique nesta posição por alguns segundos e volte para a posição inicial. Faça o mesmo exercício com a outra perna.
Dica 1: faça atividades físicas, como caminhadas e alongamentos, pois isso ajuda a reduzir o cansaço, tensão e esgotamento físico e mental, além de melhorar a circulação.
Dica 2: se você que está lendo esse post tem interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição.
E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
No post de hoje vamos tratar de alguns […]
A pessoa que permanece um longo período em […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.