Esquecimentos ocasionais, dificuldades de concentração, confundir datas e eventos são situações que podem ocorrer com qualquer pessoa, principalmente quando se está sob pressão ou cansada, ou quando se faz muitas coisas ao mesmo tempo. Essas situações podem passar a ser mais frequentes à medida que a pessoa envelhece, causando estresse tanto na pessoa cuidada quanto na família e no cuidador.
Perdas severas de memória podem estar relacionadas com traumatismos, doenças no cérebro, depressão ou outros transtornos de humor. Além disso, alguns fatores contribuem para as falhas de memória, como: desorganização do ambiente e muitas informações para serem armazenadas de assuntos diferentes; excesso de bebida alcoólica, tabagismo e uso de alguns medicamentos, que podem causar lentificação do processamento da informação.
Algumas dicas para ajudar na memória:
– Incentivar a pessoa cuidada a registrar em papel e fazer lista das coisas que pode esquecer, isso ajuda a organizar as atividades do dia a dia e a não esquecer coisas importantes;
– Estimular a pessoa a desenvolver atividades que exercitam a memória, tais como: leitura, canto, palavras cruzadas, ilusão de óptica, jogo dos 7 erros, quebra-cabeça;
– Falar sobre a lembrança de fotos significativas que a pessoa cuidada vivenciou em sua vida;
– Jogo Cognitivo Letras e Saberes, que trabalha as habilidades de atenção, memória, linguagem, interação social, agilidade mental e troca entre gerações…
Se você que está lendo esse post tem interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, orientamos sobre todos os passos necessários que você precisa dar para abrir a sua instituição, inclusive com aula que trata sobre atividades para promoção da qualidade de vida para os residentes.
E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte:
– Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
– https://blogdagigi.com.br/problema-de-esquecimento-veja-nossas-dicas-de-como-manter-a-memoria-saudavel
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.