Educação e Envelhecimento Saudável: como será o seu envelhecimento?

por Gigi em 13 de fevereiro de 2019
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Se você continuar vivendo da forma como vive hoje, como será o seu envelhecimento?


A população brasileira tem aumentado sua longevidade nas últimas décadas. De acordo com a última pesquisa Tábuas de mortalidade divulgadas no dia 01 de dezembro de 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a esperança de vida ao nascer passou de 74,6 anos, em 2012, para 76 anos em 2017. Tal crescimento é devido a duas causas principais: ao aumento da qualidade de vida (aumento da renda média, melhoria nas condições de educação, evolução da qualidade sanitária, inovações na medicina geriátrica, etc.) e, também, devido à diminuição da mortalidade infantil.


As doenças mais comuns na velhice são: hipertensão, AVC, diabetes, câncer, artrite, osteoporose, doenças mentais e catarata (Lebrão e Duarte, 2007; Alves, et al, 2007). Mas o envelhecimento não possui apenas aspectos negativos. Em geral, acredito em uma educação para um envelhecimento com equilíbrio, em que precisamos:



  1. – Tomar consciência da nova realidade de que nosso país está caminhando para ser considerado um país de velhos;

  2. – Ter conhecimento sobre as possíveis perdas biológicas que o envelhecimento pode trazer;

  3. – Refletir sobre a vida hoje, pois envelhecemos conforme vivemos e se preciso for, mudar padrões de vida;

  4. – Buscar sempre objetivos em sua caminhada, jamais deixando a vida apenas nos levar. Que tenhamos o controle do que queremos viver;

  5. – Continuar sempre criando, produzindo, vivendo de forma ativa naquilo que gostamos;

  6. – Continuar exercitando a memória e o pensamento.


Além disto, a arte vem como uma aliada no processo de envelhecimento com mais equilíbrio, pois cria condições de oportunizar espaços de sensibilização e expressão para as pessoas por meio de linguagens artísticas (procure algo que você gosta: cantar, dançar, fazer teatro, pintar, artesanato…). A arte aparece como minimizadora dos efeitos negativos do envelhecimento, a arte vem como instrumento para se vivenciar a velhice de maneira mais leve e positiva.


Seja feliz!




Referências


Alves LC et. al. A influência das doenças crônicas na capacidade funcional dos idosos do Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública 2007 ago; 23(8): 1924-30.


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tábuas Completas de Mortalidade. Disponível em:< https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9126-tabuas-completas-de mortalidade.html?=&t=resultados>. Acesso em: 20Dezembro2018


Lebrão ML, Duarte YAO. Saúde e independência: aspirações centrais para os idosos. Como estão sendo satisfeitas? In: Neri AL, organizadora. Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, Edições SESC; 2007. p. 191-207.


Imagem por: truthseeker08 


stevepb



Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.

Tags:


Artigos relacionados

O Cuidador Social: modalidade de cuidador de pessoas idosas com cunho social

O cuidador social é a pessoa que desenvolve […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Legislação, órgãos e rede de apoio para a população idosa

No post de hoje vamos trazer informações sobre […]

A importância de entender sobre o luto para lidar melhor com ele

Falar sobre luto não é um assunto fácil, […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife