A população brasileira tem aumentado sua longevidade nas últimas décadas. De acordo com a última pesquisa Tábuas de mortalidade divulgadas no dia 01 de dezembro de 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a esperança de vida ao nascer passou de 74,6 anos, em 2012, para 76 anos em 2017. Tal crescimento é devido a duas causas principais: ao aumento da qualidade de vida (aumento da renda média, melhoria nas condições de educação, evolução da qualidade sanitária, inovações na medicina geriátrica, etc.) e, também, devido à diminuição da mortalidade infantil.
As doenças mais comuns na velhice são: hipertensão, AVC, diabetes, câncer, artrite, osteoporose, doenças mentais e catarata (Lebrão e Duarte, 2007; Alves, et al, 2007). Mas o envelhecimento não possui apenas aspectos negativos. Em geral, acredito em uma educação para um envelhecimento com equilíbrio, em que precisamos:
Além disto, a arte vem como uma aliada no processo de envelhecimento com mais equilíbrio, pois cria condições de oportunizar espaços de sensibilização e expressão para as pessoas por meio de linguagens artísticas (procure algo que você gosta: cantar, dançar, fazer teatro, pintar, artesanato…). A arte aparece como minimizadora dos efeitos negativos do envelhecimento, a arte vem como instrumento para se vivenciar a velhice de maneira mais leve e positiva.
Seja feliz!
Alves LC et. al. A influência das doenças crônicas na capacidade funcional dos idosos do Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública 2007 ago; 23(8): 1924-30.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tábuas Completas de Mortalidade. Disponível em:< https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9126-tabuas-completas-de mortalidade.html?=&t=resultados>. Acesso em: 20Dezembro2018
Lebrão ML, Duarte YAO. Saúde e independência: aspirações centrais para os idosos. Como estão sendo satisfeitas? In: Neri AL, organizadora. Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, Edições SESC; 2007. p. 191-207.
Imagem por: truthseeker08
O cuidador social é a pessoa que desenvolve […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
No post de hoje vamos trazer informações sobre […]
Falar sobre luto não é um assunto fácil, […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.