Estratégias de enfrentamento podem contribuir para a melhora da vida de pessoas idosas

por Gigi em 1 de março de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Este post de hoje tem como base o texto Estratégias de enfrentamento (coping), escrito por Andréa Cristina Garofe Fortes e Dóris Firmino Rabelo no livro Palavras-chave em Gerontologia, organizado por Neri, A. L. (2005). De acordo com Lazarus (1993), um dos autores que elas citam, o enfrentamento é considerado processo e produto. Embora existam estilos estáveis de enfrentamento, este é altamente contextual e muda ao longo do tempo, conforme diferentes situações estressantes. Para o autor, as reações ao estresse envolvem o enfrentamento focalizado no problema (no qual o relacionamento pessoa-ambiente muda por meio dos comportamentos de enfrentamento) ou na emoção (direcionado para o gerenciamento das reações emocionais e interpretação da situação estressante).



Ao envelhecer, as pessoas estão mais expostas a uma grande variedade de problemas e situações desafiadoras, por meio das quais ampliam-se as possibilidades de crescimento e conhecimento de si e do mundo. Ao ampliar o repertório de estratégias de enfrentamento, as pessoas podem se tornar mais hábeis para lidar bem com as dificuldades e aprender quais os tipos de estratégias que podem ajudá-las a atingir seus objetivos em diferentes situações.



Desafios e mudanças muito comuns que ocorrem quando uma pessoa vai residir em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), Casas de Repouso, Lares para pessoas idosas, Residencial Sênior, etc., por isso, é importante compreender a nova fase de vida e quais estratégias poderão ser utilizadas para vivenciar essa realidade da melhor forma possível. Um desafio tanto para a pessoa idosa que vai morar em uma dessas instituições, quanto para os profissionais que prestam o cuidado e atendimento desses residentes, para que possam empreender ações para auxiliar, sempre que possível, em um processo de vida com mais qualidade.



Se você é gestor ou trabalha em um Lar para pessoas idosas, em uma ILPI, em uma Casa de Repouso ou em um Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a capacitação da equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas que auxiliam a avaliar e promover atividades e contribuir com estratégias de enfrentamento dos residentes;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte:



Neri, Anita L. Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. pág. 74-77





Imagem por Freepik


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife