A vitamina D vem sendo amplamente estudada nos últimos anos pois sua deficiência tem sido diagnosticada com maior freqüência na população.
Essa vitamina é muito importante não só para os idosos, mas como para todas as idades.
Para os mais idosos, fica o alerta: a carência de vitamina D em grandes centros urbanos já atinge índices preocupantes, especialmente entre os maiores de 65 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, desta vez a culpa não é da alimentação inadequada, e sim da falta de exposição solar, responsável por estimular a produção do nutriente. A mudança no estilo de vida das pessoas, que estão cada vez menos expostas ao sol, pode causar sérias consequências para a saúde da população, como fragilidade óssea e maior predisposição a fraturas, além de outras situações clínicas indesejáveis, como alguns tipos de câncer, doenças autoimunes e distúrbios metabólicos, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras.
A vitamina D está ligada a absorção do cálcio no intestino, que é um importante nutriente responsável pela integridade óssea, por isso a osteoporose está também relacionada a falta de vitamina D.
E onde encontramos vitamina D? As fontes são peixes como salmão, arenque, sardinha, ovos, leite e seus derivados como queijos, fígado de boi e cogumelos também são boas fontes.
Mas como já foi dito, não basta apenas ingerir a vitamina D, ela precisa de exposição a luz solar para se transformar em sua forma ativa e ser absorvida pelo organismo, por isso é preciso que a pessoa fique exposta ao sol diariamente, nos horários adequados é claro!
Um adulto saudável precisa consumir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/dia.
Tomando um pouco de sol diariamente, é possível manter o nível satisfatório do organismo.
Alguma dúvida sobre o tema de hoje?
Até mais!
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
No post de hoje vamos tratar de alguns […]
A pessoa que permanece um longo período em […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.