Meu ente ficou doente e agora? Preciso de ajuda, quem devo contratar? 

por Gigi em 20 de junho de 2017
Rita Cassia Ismail

Enfermeira (COREN: 0148972)

Quando um familiar fica doente ou com alguma dependência nos deparamos com uma situação muito difícil e muitas vezes assustadora.

O que fazer? Contratar um cuidador ou alguém da enfermagem?

Vamos entender a diferença entre esses profissionais;  A enfermagem é uma profissão bastante antiga e caracterizada por ter seu foco no ser humano. Na antiguidade, a enfermagem era realizada empiricamente, inicialmente, por pessoas leigas e posteriormente por religiosas. Atualmente, a profissão tem caráter científico e extremamente profissional. O foco é prestar o cuidado ao paciente com qualidade e rigor técnico de atendimento.

Sabe-se que a tendência do idoso é necessitar, cada vez mais, de cuidados especializados, pois sua saúde acaba por deteriorar-se, exigindo para tanto pessoal qualificado. A enfermagem tem três categorias profissionais habilitadas pelo Conselho Federal: o Enfermeiro, o Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, sendo todas reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem através da Lei nº 7.498/86. Desta forma, busca-se oferecer à população em geral a segurança no atendimento, regida de acordo com os preceitos éticos e técnicos do exercício profissional, o que não acontece com os cuidadores.

O crescimento da população de idosos ocasionada pelo aumento da expectativa de vida do brasileiro provocou o surgimento de um novo profissional, o cuidador de idosos. Porém, o trabalho do cuidador não pode e não deve, substituir o trabalho da enfermagem. O auxiliar de enfermagem pode prestar cuidados simples de enfermagem, observar e monitorar o paciente e cuidar de sua higiene. Já o cuidador de idoso é considerado trabalhador informal. Cabe a ele apenas ajudar o idoso no dia-a-dia e nas tarefas simples que ele não consegue realizar sozinho, como tomar banho, trocar de roupa e se alimentar.

O auxiliar de enfermagem aprende, em um curso de um ano de duração, sobre os cuidados básicos de higiene e alimentação e estará apto a prestar assistência a pacientes de baixa e média complexidade.

O técnico de enfermagem estuda um ano e meio e aprende a lidar com pacientes de média e alta complexidade, fazer curativos e pequenas intervenções.

Já o enfermeiro está apto a prestar assistência direta a pacientes graves e realizar procedimentos de maior complexidade, supervisionar auxiliares e técnicos e liderar equipes de atendimento. Este profissional deve ter graduação de quatro anos e pode cursar especialização.

É necessário a avaliação de um enfermeiro, onde ele é habilitado para verificar o grau de dependência do seu familiar para melhor indicação.  Quando os cuidados são mínimos, pode ser um cuidador, visto que, este tenha no mínimo o curso de cuidador porque alguns procedimentos podem colocar em risco a saúde e a vida do idoso.




Foto:Agência Brasília

Referência:

SCHROEDER, SS. Article printed from Cofen – Conselho Federal de Enfermagem. 

Site Noticias uol 

Cofen: http://www.cofen.gov.br/diferena-entre-cuidador-de-idoso-e-auxiliar-de-enfermagem_5891.html

Rita Cassia Ismail

Enfermeira (COREN: 0148972)

Graduada pela Fundação Educacional de Fernandópolis - SP, Educadora em Diabetes, qualificada pelo Projeto Educando Educadores em 2008, Especialista em "Unidade Cardiológica e Hemodinâmica" pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP em 2010 e, "Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde" pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP - FIOCRUZ em 2010, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP/ SP em 2015 e atualmente Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife