Osteoporose e Implantes.

por Gigi em 27 de junho de 2017
Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Com o avanço da idade uma alteração que acomete principalmente as mulheres é a osteoporose, que é perda progressiva de estrutura óssea. Essa perda também ocorre no osso que dá suporte aos dentes ou implantes. Naturalmente, quando se perde um dente, a falta de estímulo provocado pela ausência do dente resulta em uma diminuição da estrutura óssea local, já em pessoas com osteoporose essa perda é mais evidente.
A questão é em relação ao tratamento da osteoporose, para prevenir e diminuir a perda óssea, são usados normalmente os fármacos do tipo bifosfonatos. Esses fármacos atuam inibindo a reabsorção óssea e preservando sua estrutura, assim se osso não sofre a reabsorção ele não perde seu volume. Mas no processo de cicatrização e formação de um novo osso a reabsorção óssea é fundamental, ou seja, quando realizamos uma extração dentária ou uma instalação de um implante, o processo de reabsorção faz parte da cicatrização óssea.
Desta maneira, pessoas que são submetidas a algum tipo desses tratamentos e fazem o uso de bifosfonatos podem desenvolver necrose de grandes partes do osso, causando grandes falhas e deformações na face, o osso “morre” e é expelido pelo próprio corpo, semelhante o que ocorre na osteoradionecrose em pessoas que fazem radioterapia.
Nesses casos, o Dentista e o Médico, tem que trabalhar juntos para desenvolver um plano de tratamento adequado para a pessoa, a medicação em questão tem que ser temporariamente suspensa, e esse período é determinado pelo tipo e a frequência em que esse medicamento é usado. Mesmo assim esses pacientes tem um risco maior de desenvolver necrose óssea, pois esses bifosfonatos permanecem no interior do osso por anos.
Os cuidados no planejamento, execução e manutenção do tratamento odontológico, tem que ser mais específicos e frequentes em pessoas que usam esse tipo de medicamento.

Deixe seu comentário e sugestão!!

Até a próxima.


Foto: German Tenorio

Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus de Araraquara. Especialista em Implantodontia pela APCD Araraquara/SP.  Atua em Consultório Particular desde 2008.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife