A senilidade que é o processo fisiológico do envelhecimento traz consigo alguns declínios no funcionamento de todos os sistemas do corpo, entre eles o sistema musculoesquelético. Porém o que preocupa mesmo é a incapacidade de gerar força, que não está associado diretamente com a senilidade, mas sim com a falta de estímulos e exercícios a que o idoso é exposto.
Já foi comprovado que o condicionamento físico gerado através de exercícios de força podem prevenir diversas patologias, principalmente as cardiovasculares que são a maior causa de morbidade no mundo.
É muito comum sermos apresentado ao termo “sarcopenia” que é a perda de massa muscular, no entanto o termo correta para falarmos da perda da capacidade de gerar força é “dinapenia”.
Veja, alguém pode perder massa muscular, ter um músculo “menor” e gerar a mesma força de outro que tenha mais massa muscular, por isso a diferença na aplicação dos termo.
Nunca estaremos livres do efeito do tempo, mas podemos usar uma estratégia bem simples para que ele passe mais “devagar”, se exercitando e de preferência com exercícios resistidos, de força.
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.