Por que devo seguir normas?

por Gigi em 10 de janeiro de 2018
Monica Cristina Ferro Leoncini

Farmacêutica (CRF: 47.800)

Toda empresa, seja ela de qualquer tamanho ou setor, que tenha a pretensão de crescer e se destacar no seu mercado de atuação deve buscar métodos de padronizar suas atividades e minimizar os riscos de erros ou falhas. Ao executar uma tarefa/atividade seguindo o procedimento padrão da empresa estamos dando continuidade a algo com qualidade. Já pensou o que seria de uma instituição se cada profissional executasse as atividades da sua maneira?

A Vigilância Sanitária com intuito de minimizar riscos, preveni-los ou até mesmo eliminá-los, cria normas e procedimentos que contribuem com a melhor qualidade dos serviços.

Um dos métodos mais utilizados no meio corporativo para tal finalidade é a adoção do Procedimento Operacional Padrão, os chamados POP´s. Trata-se de um tipo de documento que tem como finalidade expressar o planejamento das rotinas operacionais para chegar à perfeição e reduzir a ocorrência de falhas, como também, identificar a origem dos problemas que venham surgir; e caso surjam, os POP´s devem oferecer direcionamentos sobre quais são as ações que precisam ser tomadas para corrigir eventuais erros e minimizar os possíveis prejuízos.

Hoje, existem diferentes órgãos regulamentadores das atividades exercidas por diferentes setores que determinam a utilização do Procedimento Operacional Padrão para assegurar os resultados esperados em cada tarefa executada. A Anvisa, por exemplo, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, entre eles, o serviço de Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Ainda que a importância da adoção dos Procedimentos Operacionais Padrões seja evidente, é necessário também que haja uma rigorosa supervisão para saber se este documento está tendo a devida adesão. Para isso, as organizações podem contar com sistemas de monitoramento, treinamentos periódicos e profissionais comprometidos.

Mas podemos questionar os procedimentos? Sim, podemos e devemos questionar os procedimentos. Se na sua visão existe uma maneira melhor de executar uma tarefa/atividade, então, você deve passar essa ideia adiante, para um supervisor de área. Os procedimentos não são estáticos, ao contrário, eles devem estar em constante evolução, aumentando a Qualidade dos Serviços, e isso se chama Melhoria Contínua.

Além de levar a sua ideia sobre a mudança de um procedimento para seu supervisor, você deve antes ter critérios bem estabelecidos, e algo que justifique a mudança. Lembre-se, apenas sua opinião não basta!

Os procedimentos devem ser sempre discutidos, melhorados, mas nunca descumpridos. Com certeza um procedimento é muito melhor que uma improvisação. Pense nisso!




Referências:

http://www.grupoavantia.com.br/entenda-importancia-dos-procedimentos-operacionais-para-seguranca-da-sua-empresa/ (Acesso em 08/01/2018)

http://consultoriaemcarreira.com.br/2016 (Acesso em 08/01/2018)

Foto por: Xiaobin Liu

Monica Cristina Ferro Leoncini

Farmacêutica (CRF: 47.800)

Farmacêutica formada na UNIARA - Araraquara, com Pós Graduação em Cosmetologia e Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Atualmente atua na Vigilância Sanitária do Município de Rio Claro na área farmacêutica, cosmética, de saneantes e produtos para saúde.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife