Pisando em “ovos”: Por que os pés são tão acometidos em idosos

por Gigi em 1 de dezembro de 2017
Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Em um primeiro momento é fácil lembrarmos e refletirmos sobre alguns pontos dentro desse assunto, como por exemplo: o que pé influência na queda de idosos? Por que as pessoas com diabetes precisam de uma atenção maior nessa região? E o que são os benditos esporões que geram um desconforto intenso comumente na planta do pé.

Bom, é claro que diversos fatores estão associados aos exemplos citados previamente, porém quando olhamos para os pés nem imaginamos o quanto a nossa pisada pode repercutir em todo o corpo. Para aqueles que têm o famoso “pé chato” (excessivamente pronado) o problema é o quanto essa marcha pode sobrecarregar estruturas acima como joelho e quadril, assim também como quem tem o “pé cavo” (excessivamente supinado).

Essas alterações fazem com que coloquemos mais descarga de peso em regiões específicas do pé e aí começam uma enxurrada de possibilidades de acometimentos. Vamos listar e correlacionar àqueles que mais podem atingir os idosos e que questionamos no início do texto:

As quedas: Conjuntamente com fraqueza muscular, alteração no equilíbrio, sobrepeso, déficit nos reflexos corporais, uma pisada alterada pode mudar o nosso centro de gravidade onde adequamos e equilibramos nosso corpo no espaço, dando aquela sensação de que mesmo quando estamos parados na postura em pé é como se estivéssemos em alto mar, oscilando o corpo. Uma marcha biomecanicamente modificada pode aumentar o risco de quedas que como já citamos aqui em nosso blog é uma das causas mais frequentes de morbidade nas pessoas acima 60 anos.

A diabete: A dificuldade em cicatrização de lesões teciduais somada a diminuição da sensibilidade é uma característica bem conhecida de quem tem a diabete. Por isso muitas vezes os pés sofrem com o aumento de pressão em alguns pontos que não são percebidos justamente pela falta de sensibilidade, gerando lesões importantes que podem chegar a casos de amputação.

O Esporão: Pode surgir com incômodos iniciais na planta do pé, próximo a região medial do calcanhar ou também na região posterior do calcanhar perto do popularmente conhecido como tendão de Aquiles. O esporão é um osteófito, ou seja, uma calcificação que surge por fatores diversos, dentre eles a tensão acumulada na fáscia plantar (quadro de fascite plantar) por movimentos repetitivos que gerem sobrecarga mecânica nessas estruturas. Por isso o pé precisa de uma atenção especial, com alongamentos, relaxamento e fortalecimento adequado e muitas vezes o auxílio de uma palmilha personalizada para o caso do paciente.

Visto as possíveis relações e a importância dos cuidados citados acima, espero que nunca mais você veja os seus pés com os mesmos olhos. O cuidado de nossa saúde, de nosso corpo deve ser literalmente da cabeça aos pés.

Espero que tenham gostado do texto, deixem seus comentários, curtam e sigam a nossa querida Gigi. Até uma próxima oportunidade, abraço.




Foto por: North Charleston




Saiba mais: Prevalência e prevenção de quedas na Terceira Idade.

Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo - USP através do Programa de pós graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP. Diretor clínico do Instituto Trata - Joelho e Quadril na cidade de Ribeirão Preto - SP e Professor da pós-graduação  em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva da Faculdade Inspirar do Instituto IPOG.



Artigos relacionados

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Cuidados com a medicação de pessoas idosas

O uso correto da medicação é fundamental para […]

Quando trocar a bolsa de ileostomia, colostomia e urostomia

A bolsa pode ser utilizada por cerca de […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife