Quais as principais causas da anemia em idosos?

por Gigi em 9 de dezembro de 2016
Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

A anemia é frequente em pessoas idosas e não deve jamais ser encarada como uma resposta fisiológica ao envelhecimento, mas como um sinal de alguma doença subjacente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, idoso é o indivíduo com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e 60 anos em países em desenvolvimento. Estudos têm mostrado que cerca de 10% deles apresentam anemia.


As principais causas de anemia na pessoa idosa


deficiência de ferro, que pode ser devida à perda de sangue; deficiência de folato e de vitamina B12, devidas tanto à má-absorção como a dieta deficiente; anemia de doença crônica causada por moléstias, tais como câncer, infecções ou inflamações; e, por fim, a anemia de causas mais raras.


A investigação começa com o histórico alimentar, hábitos e doenças já existentes, e os exames orientados por um médico experiente são necessários para o diagnóstico correto.


Uma vez identificado o tipo de anemia deve-se tratar o fator que a desencadeou. Assim, por exemplo, a anemia ferropriva (por deficiência de ferro) pode ser devida a neoplasia gastrointestinal e, nessa situação, além da reposição de ferro é necessário o tratamento específico, mas também pode ser por uma alimentação pobre nesse nutriente.


Os alimentos ricos em ferro para anemia incluem:



  • De origem animal temos as carnes vermelhas e o ovo, pois o ferro encontrado nesses alimentos é absorvido com mais facilidade.

  • De origem vegetal temos o feijão, as ervilhas ou a salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa.


Em resumo, é importante que a anemia da pessoa idosa seja adequadamente avaliada e tratada com vistas a oferecer-lhe melhor qualidade de vida.


Veja Também: Vitamina C e seus benefícios para a saúde.


Participe também, deixe sua opinião!


Até a próxima!




Foto por: Freepik 



Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Nutricionista Clinica graduada na Uniara e pós graduada na USC. Trabalhou no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara por 10 anos como responsável técnica pelo sistema de fornecimento de refeições a pacientes e funcionários, atendimento hospitalar e ambulatorial. Atualmente atua em consultório com atendimento ambulatorial individualizado, com tratamento de obesidade com cirurgia bariátrica e  BIG



Artigos relacionados

Cohousing – modelo de moradia e vida que combina privacidade com comunidade

O que é o cohousing? O cohousing é […]

Por que alguns idosos ficam “ranzinzas” e “chatos”?

Sabe aquelas crenças em relação às pessoas idosas, […]

Combate às drogas e ao alcoolismo no idoso

Dia 20 de fevereiro comemoramos o Dia Nacional […]

Para 2022, desejo que a atividade física seja seu remédio

Já faz dois anos que sobrevivemos a essa […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2022 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife