Qual a diferença entre uma ILPI e uma clinica geriátrica ou casa de repouso?

por Gigi em 10 de março de 2017
Roberto Britto

Empresário Clinica Geriátrica

A Resolução SS123/2001 que define e classifica as instituições geriátricas no âmbito do Estado de São Paulo diferencia Instituições de Longa Permanência para Idosos das Casas de Repouso e clinicas geriátricas.

A ILPI é definida como – instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, quando o tratamento médico não constitui elemento central desse atendimento. Esta destinada a idosos independentes para as atividades da vida diária. Aí estão incluídos, também, aqueles que necessitam de utilizar algum equipamento de autoajuda.

As Clínicas, residências geriátricas e as casas de repouso são definidas como instituições governamentais ou não governamentais, para pacientes em regime de internato e com mais de 60 anos, sob responsabilidade médica, destinada à prestação de serviços médicos, de enfermagem e demais serviços de apoio terapêutico.  Estão destinadas à  idosos dependentes e independentes que necessitem de ajuda e cuidados especializados, com acompanhamento e controle adequado de profissionais da área da saúde.

Quem pode ser responsável técnico de uma ILPI ou uma casa de repouso?
As ILPI por serem instituições de caráter residencial, sem atendimento médico, designadas à idosos independentes, podem estar sob a responsabilidade técnica de qualquer profissional de nível superior.
As Clínicas, residências geriátricas e as casas de repouso, destinadas centralmente à prestação de serviços de assistência médica às pessoas idosas em regime de assistência asilar, só podem ter médico como responsável técnico.

Se a instituição tiver qualquer idosos que tenha um maior grau de dependência ela devera ser considerada clinica geriátrica e ter um médico como responsável técnico além de todas as adequações necessárias.
Devemos ficar sempre atentos na hora de colocar nosso ente querido se a instituição tem uma estrutura de ILPI ou de Clínica Geriátrica pois apesar de parecerem ser tudo a mesma coisa existe uma grande diferença tanto na estrutura física como no corpo de profissionais da saúde.

Deixem seus comentário e sugestões.
Obrigado




Foto por Hernán Piñera

Roberto Britto

Empresário Clinica Geriátrica

Graduado em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto, curso  de gerenciamento na área de saúde , clinica e hospitais. Já atuou como Diretor Administrativo na R2 arquitetura e construção e  também na Er3 construtora e incorporadora, desenvolvendo projetos e incorporações. Fundador e Atualmente Diretor Administrativo do hotel e Clinica de reabilitação para idosos Espaço Livre.



Artigos relacionados

O papel do farmacêutico nas casas de repouso

Hoje, 20 de janeiro, comemoramos o dia do […]

Entra em vigor a nova RDC 502/2021

A referida RDC estabelece o padrão mínimo de […]

Cuidando de idosos homossexuais e LGBTs

Os homossexuais que são idosos hoje cresceram em […]

Vacinação de idosos em época de pandemia

É comprovado que a prevenção das doenças significa […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2022 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife