A função de cuidador de idosos é reconhecida e inserida na Classificação do Ministério do Trabalho e Emprego sob o código 5162-10 (cuidador de pessoas idosas e dependentes e cuidador de idosos institucional).
A função do cuidador de idosos é de aprimorar os cuidados a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, recreação e lazer da pessoa assistida.
A legislação brasileira preconiza que o cuidado ao idoso deve ser de responsabilidade de sua família (Política Nacional de Saúde do Idoso, 1999; Estatuto do Idoso, 2003), porém, a possibilidade familiar de atender e zelar pelo idoso se tornou escasso, aumentando a necessidade de optar-se por outros locais de moradia e outras formas de cuidado não familiares.
Desta forma que as ILPIs vêm se tornando um lugar privilegiado, residência coletiva, que atende os idosos independentes ou aqueles com dificuldades para o desempenho de suas atividades diárias, e que necessitem de cuidados prolongados.
Atualmente, aumenta a demanda por profissionais capacitados para o cuidado de pessoas idosas e pelos serviços prestados pelas ILPIs, em substituição aos cuidados familiares prestados no domicílio do idoso.
Quais as funções do cuidador de idosos?
Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]
O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]
Em nosso último post falamos sobre a importância […]
O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.