Saúde bucal na velhice

por Gigi em 31 de maio de 2023
Gigi

Blogueira

GeroVida

Longevidade com Equilíbrio


Quando falamos em saúde bucal na velhice precisamos levar em consideração os seguintes fatores: 1. Contexto; 2. Epidemiologia; 3. Patologias mais comuns que acometem as pessoas idosas; 4. Medidas preventivas; 5. Desafios da Odontogeriatria; 6. Atuação multi e interdisciplinar. No post de hoje vamos abordar os três primeiros itens.



Com o crescimento populacional observamos uma melhora das medidas preventivas em relação à saúde bucal, redução de cáries em crianças e jovens, mais dentes presentes nas pessoas adultas e passou-se a dar ênfase na prevenção de problemas bucais em adultos. Além disso, temos uma mudança de paradigma, passando de um enfoque cirúrgico e restaurador, principalmente focado na criança para uma nova realidade: advento do flúor, odontologia preventiva, valorização das dietas para melhor nutrição e valorização da população dentada.



Percebeu-se, também, que é muito mais econômico a prevenção de doenças do que o tratamento delas. Dessa forma, busca-se uma preservação do Sistema Estomatognático, que envolve a mastigação, a deglutição, a fala, o prazer gustativo e a questão estética.



O estudo de Pucca Jr. (2000) realizado em São Paulo mostrou que o edentulismo é considerado natural, que as medidas de atenção eram ineficientes e inexistentes, avaliando um levantamento Epidemiológico Brasileiro em Saúde Bucal chegou-se aos seguintes dados: 86% de dentes extraídos, 3% de extração indicada, 27% dentes cariados/ pessoa, 50% desdentados, 72% uso ou necessidade de prótese total e 54% receberam tratamento odontológico no ano anterior. 



Se focarmos na questão do edentulismo, que é a perda total ou parcial dos dentes permanentes, sabemos que era considerado natural em nossa cultura. Porém, com o surgimento da Odontogeriatria e dos estudos nessa área essa crença vem caindo por terra. A Odontogeriatria é o ramo da Odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente tratando do atendimento preventivo e curativo de pessoas idosas com doenças ou condições de caráter sistêmico e crônico associados a problemas fisiológicos, físicos ou psicológicos.



Com a evolução dos estudos nessa área, a promoção e prevenção de saúde bucal visa prevenir o início da doença ou reverter a doença a estágios iniciais; a intervenção deve ser específica para o processo da doença, avaliar a parte química e mecânica, bem como contribuir com a mudança de comportamento. Pensando na promoção de saúde em pessoas idosas foca-se em: prevenção de cáries, prevenção ou cuidados com as doenças periodontais e do câncer bucal.



No caso de cárie dental é preciso identificar os fatores ligados a doença para evitar novas e recorrentes lesões, instalando um programa preventivo individual focado na promoção da saúde bucal. Por isso, fique atento aos fatores de risco para cárie de raiz: experiência anterior de cárie de raiz, quantidade e qualidade da placa bacteriana, exposição a carboidratos fermentáveis, experiência anterior de cáries dentais, quantidade e qualidade da saliva, novas exposições de cárie de raiz, doença periodontal ativa, fumo, etc.



E, também, aos fatores de risco para as doenças periodontais: nível de higiene ruim, visitas irregulares ao dentista, diabetes, fumo, genética, hormônios e algumas condições imunológicas. Veja abaixo algumas imagens de doenças periodontais:













Esse assunto da saúde bucal é importante tanto no contexto da família, quanto no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, cuidados com a saúde bucal;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte: 



– Pucca Jr., G. A. (2000). A saúde bucal do idoso? Aspectos demográficos e epidemiológicos. Medcenter, 7 abril 2000. 



– Experiência durante o doutorado de Wanda Patrocinio com a temática da saúde bucal em idosos comunitários, dentro do Programa de Educação para o envelhecimento saudável.





Imagem por Freepik


Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.

GeroVida

Longevidade com Equilíbrio



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife