Síndrome de Sjögren é uma alteração autoimune crônica de causa desconhecida, que acomete principalmente adultos de meia idade do sexo feminino, ou seja, ela se desenvolve devido a uma falha do sistema de defesa do nosso corpo que acaba prejudicando nossas glândulas salivares e lacrimais. Por afetar essas glândulas ela diminui a quantidade de saliva e fluido lacrimal, consequentemente provocando Xerostomia e ressecamento dos olhos.
A indivíduo pode desenvolver a Síndrome isoladamente ou associada a outras alterações autoimunes como Artrite Reumatóide e Lúpus , e o nível de alteração desses fluidos varia de pessoa para pessoa.
A Xerostomia, causada pela Síndrome de Sjögren, provoca alterações importantes na cavidade bucal como aumento na incidência de cáries, problemas gengivais e periodontais, dificuldade na mastigação e deglutição e problemas na utilização de próteses, como já relatado no Post sobre Xerostomia. Além disso, a diminuição na produção de fluido lacrimal provoca irritação nos olhos e visão embaçada.
Como é de causa desconhecida o seu tratamento é sintomático, ou seja, a secura da boca é tratada com o uso de saliva artificial e outros métodos para estimular a produção de saliva. E no caso dos olhos pode ser usado lágrimas artificiais.
O fluxo salivar é fundamental para a manutenção de uma boa saúde bucal, logo a identificação desses sintomas no início pode diminuir os danos e desconforto para a pessoa. Assim uma frequente visita a um profissional da saúde, como o Cirurgião Dentista e/ou Oftalmologista, é de fundamental importância para a prevenção desses problemas gerados pela Síndrome de Sjögren.
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.