Síndrome de Sjögren

por Gigi em 23 de maio de 2017
Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Síndrome de Sjögren é uma alteração autoimune crônica de causa desconhecida, que acomete principalmente adultos de meia idade do sexo feminino, ou seja, ela se desenvolve devido a uma falha do sistema de defesa do nosso corpo que acaba prejudicando nossas glândulas salivares e lacrimais.  Por afetar essas glândulas ela diminui a quantidade de saliva e fluido lacrimal, consequentemente provocando Xerostomia e ressecamento dos olhos.

A indivíduo pode desenvolver a Síndrome isoladamente ou associada a outras alterações autoimunes como Artrite Reumatóide e Lúpus , e o nível de alteração desses fluidos varia de pessoa para pessoa.

A Xerostomia, causada pela Síndrome de Sjögren, provoca alterações importantes na cavidade bucal como aumento na incidência de cáries, problemas gengivais e periodontais, dificuldade na mastigação e deglutição e problemas na utilização de próteses, como já relatado no Post sobre Xerostomia. Além disso, a diminuição na produção de fluido lacrimal provoca irritação nos olhos e visão embaçada.

Como é de causa desconhecida o seu tratamento é sintomático, ou seja, a secura da boca é tratada com o uso de saliva artificial e outros métodos para estimular a produção de saliva. E no caso dos olhos pode ser usado lágrimas artificiais.

O fluxo salivar é fundamental para a manutenção de uma boa saúde bucal, logo a identificação desses sintomas no início pode diminuir os danos e desconforto para a pessoa. Assim uma frequente visita a um profissional da saúde, como o Cirurgião Dentista e/ou Oftalmologista, é de fundamental importância para a prevenção desses problemas gerados pela Síndrome de Sjögren.




Foto:Marta

 

Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus de Araraquara. Especialista em Implantodontia pela APCD Araraquara/SP.  Atua em Consultório Particular desde 2008.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife